body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como fica a usina Angra 3 após acordo entre governo e Eletrobras?

Investimentos bilionários na construção da usina nuclear pesavam nas contas e preocupavam acionistas da empresa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Funari/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images
Usina Nuclear de Angra 3 em Angra dos reis, Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Usina Nuclear de Angra 3 em Angra dos reis, Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Ricardo Funari/Brazil Photos/LightRocket via Getty Images

A reação do mercado foi rápida. Logo após Eletrobras e União em acordo para encerrar ação no Supremo Tribunal Federal (STF), as ações da empresa chegaram a subir mais de 5%, ainda na sexta-feira (28). A euforia chegou a ser classificada por especialistas como “Carnaval antecipado” da Eletrobras.

Na ação, o governo federal pedia mais poder de voto na companhia elétrica. Conseguiu. A empresa, que foi privatizada no governo Jair Bolsonaro (PL), sem prever a participação da União na istração, agora terá três dos dez assentos no conselho de istração e um dos cinco assentos no conselho fiscal.

Mas não foi o arranjo na cúpula da Eletrobras que animou o mercado. Até porque foi preservada a cláusula que impedia qualquer acionista de exercer votos em número superior a 10% do capital. O governo, hoje, conta com 43% das ações da companhia.

O alívio veio da desobrigação que pesava sobre a Eletrobras de aportar recursos bilionários para a construção da usina nuclear de Angra 3.

O projeto inacabado já consumiu décadas de investimento e, para sair do papel, seriam necessários, ainda, cerca de R$ 30 bilhões. Dinheiro que sairia do caixa da companhia. A Eletrobras ficou apenas com as garantias já dadas a financiamentos concedidos ao projeto nuclear: R$ 6,1 bilhões.

O futuro do empreendimento, no entanto, segue indefinido. O acordo aponta que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será acionado para estruturar “nova e ampla modelagem” para o projeto. A partir daí, a usina nuclear será tema de um novo processo de conciliação no STF, o que não tem data para ocorrer.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?