Truque coreano feito com arroz realmente clareia a pele? Médica avalia
A dermatologista Regina Buffman responde, à coluna, se o truque coreano feito com água de arroz ajuda a clarear a pele
atualizado
Compartilhar notícia

Os truques e tendências de beleza coreanas têm ganhado cada vez mais força no universo do skincare. Basta fazer uma rápida busca nas redes sociais para aprender algumas receitas que prometem tornar a pele mais saudável e iluminada. Entre as técnicas virais, uma simples, ível e cheia de história está despertando curiosidade: a máscara feita com água de arroz.
Para descobrir se o segredo de beleza popular na Ásia realmente funciona, a coluna conversou com a dermatologista Regina Buffman. De acordo com a especialista, a técnica tem resultados surpreendentes quando realizada da maneira correta.

“O uso da água de arroz na pele é uma receita antiga. Ela surgiu da observação na cútis de alguns trabalhadores que lidavam com arroz. A longo prazo, eles apresentavam um clareamento natural”, explica.
Segundo a dermatologista, o que torna possível esse resultado “milagroso” da água de arroz é a presença do ácido kójico, conhecido por seu efeito clareador.
Afinal, truque coreano com arroz realmente clareia a pele?
Além do ativo do ácido kójico, Regina revela que a receita também contêm vitaminas do complexo B, zinco e ácido ferúlico. Para a profissional, a presença desses componentes aliados ao uso constante da rotina de skincare é o que faz a antiga técnica ter uma boa adesão na pele.
“Os benefícios comprovados estão ligados à regulação da oleosidade, à hidratação e, o mais conhecido, à uniformização do tom da pele. Embora pareça milagroso, não adianta esperar efeitos surpreendentes com o uso esporádico da máscara de água de arroz”, orienta Regina Buffman.

Se quiser tentar em casa, confira o o a o abaixo.
Receita de água de arroz
- 3 colheres (de sopa) de arroz branco
- 2 xícaras de água
- Deixe cozinhar por 20 a 30 min
- Depois de pronto, o ideal é coar a água esbranquiçada e guardar em uma jarra na geladeira por no máximo 1 semana
Saiba como usar o truque com segurança
A especialista chama atenção para outros cuidados crucias antes de incluir o truque na rotina diária. Regina alerta sobre a necessidade de seguir à risca o o a o da receita. “A água usada deve ser proveniente do arroz puro, sem sal, óleo ou temperos. A versão usada para o preparo de alimentos não é indicada para fins cosméticos”, reitera Regina.
Outra preocupação tem a ver com a sensibilidade da pele de algumas pessoas. Para prevenir alergia ou irritações, a médica recomenda fazer um teste rápido e prático.
“Aplique um pouco da água de arroz em uma área pequena do braço e observe se há irritação. Se estiver tudo certo, você pode usar no rosto”, orienta.
A recomendação das receitas é deixar que o produto atue na pele por cerca de 20 minutos. Para aqueles que pensam que os cuidados acabam com o enxágue, Regina Buffman adianta que é essencial aplicar protetor solar depois de retirar a máscara.
“Mesmo quando usamos produtos naturais, a pele pode ficar mais sensível à exposição solar. A fotoproteção é indispensável”, conclui Buffman.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.