Saiba os alimentos preferidos dos nutricionistas para o café da manhã
Nutricionistas revelam o que costumam comer no café da manhã para iniciar o dia com uma refeição nutritiva e completa
atualizado
Compartilhar notícia

Com a correria da rotina, muitas pessoas negligenciam o café da manhã e optam por alimentos pouco nutritivos para a primeira refeição do dia. Por conta disso, a coluna Claudia Meireles conversou com os nutricionistas Matheus Maestralle, Letícia Gasparetto e Juliana Andrade para descobrir o que eles comem no desjejum para ter uma alimentação mais saudável.
De acordo com Matheus Maestralle, após muitas horas sem se alimentar é importante fazer uma refeição completa para recuperar as energias. O profissional da saúde indica, principalmente, o consumo de proteínas durante a manhã.
O que os nutricionistas comem no café da manhã?
Ovos
Principal escolha dos nutricionistas, o ovo é uma opção extremamente nutritiva e possui grandes quantidades de proteínas. Apesar de ser comum as pessoas consumirem apenas a clara do alimento, Matheus Maestralle indica a ingestão da gema por ser fonte de gordura boa.
Para acompanhar o alimento, os nutricionistas indicam fontes de carboidrato — pão integral ou sem glúten e tapioca — e laticínios, como queijo e creme de ricota.
“Com o ovo, é possível prepararmos muitas receitas gostosas. Desde o ovo nas suas mais diversas formas (mexido, cozido, pochê e etc) até por meio de preparos, como panquecas e bolos”, comenta Juliana Andrade.

Frutas com sementes
As frutas também estão presentes na rotina matinal dos especialistas em dietas. “Costumo consumir sempre uma porção de fruta com sementes, como mamão com chia”, conta Letícia Gasparetto.

Aveia
A aveia, rica em fibras, proteína e carboidrato, está entre os alimentos queridinhos para o desjejum. Além de fornecer muitos nutrientes e ser fonte de energia para o corpo aguentar a agitação do dia a dia, o cereal ajuda ainda a regular o intestino e prevenir a constipação.

Vitamina de abacate
No café da manhã de Matheus Maestralle, a vitamina de abacate também se faz presente, principalmente combinada com whey protein. “A batida tem carboidrato, proteína, gordura boa e fibras, nutrientes que vão dar energia para o dia”, destaca o profissional.

Chá de camomila
Enquanto Juliana Andrade não dispensa o café preto sem açúcar, Letícia Gasparetto ingere chá de camomila pela manhã. “O chá contribui para o bem-estar e a digestão”, recomenda a nutricionista.

Alimentos para evitar no café da manhã
Alimentos processados e açucarados, a exemplo de cereais, farinhas refinadas, achocolatados, sucos artificiais e embutidos, estão entre as opções que os nutricionistas indicam evitar na primeira refeição do dia. “Podem aumentar a inflamação no corpo e prejudicar a saúde intestinal”, alerta Letícia Gasparetto.
Além disso, Matheus Maestralle também revela que costuma evitar consumir carboidrato de forma “pura” no café da manhã. “É comum comer apenas pão com manteiga pela manhã, mas é uma refeição incompleta, com gordura saturada e carboidrato de alto índice glicêmico”, diz.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram