Paloma Gastal e Maria Paula Fidalgo comandam lançamento de livro
Dupla integra o time de 139 mulheres autoras da obra Ensemble, com experiências individuais e temas universais sobre o que é ser mulher
atualizado
Compartilhar notícia

A atriz Maria Paula Fidalgo e a escritora Paloma Gastal, juntamente com Patrícia Bernardi Peres, reuniram mais de 100 convidados, na última quarta-feira (21/5), para o lançamento do livro Ensemble. O evento, realizado na faculdade IDP da Asa Sul, contou com um talk especial com autoras da obra e uma sessão de autógrafos.
Escrita por 139 mulheres — dentre elas executivas, empreendedoras, artistas e atletas —, a publicação reúne experiências individuais e temas universais sobre o que é ser mulher. “Este livro é um manifesto da alma feminina. Falamos sobre coisas que aconteceram e fizeram com que nós pudéssemos nos tornam quem somos”, descreve Maria Paula, coordenadora e uma das autoras do livro.
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a atriz ressalta que o projeto surgiu a partir de outra publicação, chamada Rise and Raise Others (ou Uma Sobe e Puxa a Outra, na tradução livre). “Esse já é um movimento que vem acontecendo. Nós tínhamos feito outro livro focado em mulheres brasileiras, e sentimos que precisávamos trazer histórias do mundo todo”, diz.
“A iniciativa parte de um grupo de mulheres. Nos unimos para mostrar para o mundo que a mulher que mora lá na Austrália tem experiências muito parecidas com a que mora na Angola, ou no Rio de Janeiro”, afirma.
A jornalista e escritora Paloma Gastal, muito amiga de Maria Paula, foi convidada pela atriz para contribuir com a obra. “A proposta era trazer pessoas que te puxaram para cima em algum momento da vida. Eu cito duas mulheres. Uma delas é a minha amiga Vitória Bettiol”, conta.
“Quanto eu tive meus filhos, optei por ficar uma década sem trabalhar e por conta deles. Quando eles já estavam encaminhados, senti um vazio emocional. Então a Vitória me disse que eu era muito inteligente e me mandou a inscrição do mestrado em arquitetura. Fiz artigos premiados, surgiram propostas de trabalho… Voltei à minha vida profissional”, continua Paloma.

A outra pessoa eleita pela escritora foi a própria Maria Paula Fidalgo, que, segundo ela, também a incentivou a sair da zona de conforto, o que trouxe sua autoestima de volta. “Ela me falou: ‘Você escreve muito bem. Vamos fazer livros?’. Então eu fiz meu primeiro livro infantil, e adorei. Ela é a segunda mulher que me puxou para cima”, acrescenta.
“Empoderar outras mulheres é a verdadeira revolução. Com gestos pequenos conseguimos fazer uma revolução”
Paloma Gastal, uma das 139 autoras de Ensemble
Assista ao vídeo do evento de lançamento de Ensemble:
Confira os cliques de Fabio Lacerda:






















































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.