Médico aponta qual é a pior escolha para quem está de ressaca
Especialista em cirurgia do aparelho digestivo, o médico Lucas Nacif alerta sobre uma decisão tomada com frequência por quem está de ressaca
atualizado
Compartilhar notícia

O Carnaval acabou, e o que sobrou para alguns foliões foi a ressaca, por ter exagerado no consumo de bebidas alcoólicas. Dor de cabeça, enjoo, vômitos, boca seca e cansaço extremo estão entre os sintomas de quem bebeu demais. Diante desse quadro, alguns indivíduos optam por se recuperar se alimentando de fast-foods.
“Tentar curar a ressaca com junk food é a pior escolha”, enfatiza o médico Lucas Nacif, especialista em cirurgia do aparelho digestivo. De acordo com o profissional, o organismo já está “sobrecarregado” pelas doses de álcool, e receber em seguida uma carga adicional de açúcar e gordura resultantes da ingestão de fast-foods, só tende a piorar a saúde.
Segundo o médico, comer junk foods pode afetar vários sistemas do organismo. O cirurgião enumera os efeitos do consumo dessas opções no corpo: “Gordura no fígado, obesidade, diabetes e infarto. Por acumular [açúcar e gordura] nas veias, artérias e órgãos, causam diversas doenças cardiovasculares ou condições crônicas ao longo do tempo.”
Quem está de ressaca, Lucas orienta apostar em uma alimentação nutritiva. “O consumo de líquidos hidratantes são recomendados, como água, água de coco e fórmulas isotônicas; e alimentos leves, a exemplo de frutas, verduras, assados e grelhados”, sugere o especialista em cirurgia no aparelho digestivo.

Suplementos que prometem “curar” a ressaca
O médico salienta que “não existem produtos milagrosos” para ressaca: “Há compostos que podem ajudar, mas não são os responsáveis pela ‘cura’, pois é preciso tempo de recuperação”. Ele explica que tomar suplementos, que trazem na composição vitaminas, minerais e aminoácidos, após as festas ou dias exaustivos, contribuem para o restabelecimento do organismo.
O especialista cita o melhor a ser feito por quem experimenta os efeitos da ressaca. Ele ressalta que o ideal é “nunca” ingerir bebidas alcoólicas.
- De fato, o ideal é ter uma alimentação adequada.
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente em excesso.
- Hidratar-se bem.
- Em casos extremos, procure o auxílio médico para avaliar a necessidade de uso de medicamentos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.