Médica revela se pode tomar a “bebida da longevidade” todo dia
A médica Elodia Ávila explica se pode ou não consumir a “bebida da longevidade” diariamente
atualizado
Compartilhar notícia

Chegar ou ultraar os 100 anos envolve ter uma “boa” genética e manter hábitos saudáveis ao longo da vida, o que requer adotar uma alimentação balanceada, por exemplo. Mas também, se possível, adicionar doses da “bebida da longevidade”, isto é, do chá verde. Entretanto, fica o questionamento se a infusão pode ser consumida todo dia.
Em entrevista anterior à coluna Claudia Meireles, a médica Elodia Ávila explicou que está liberada a ingestão diária do chá verde. “A recomendação ideal é de três a cinco xícaras por dia, ou seja, cerca de 600 miligramas a 1 litro, com base em estudos da longevidade”, citou. Ela ponderou que tomar essa quantia favorece a saúde em geral.
“Essa quantidade já demonstrou benefícios cardiovasculares e metabólicos sem efeitos colaterais adversos na maioria das pessoas”, destacou a professora de neurociências do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (AH). Elodia enfatizou quanto à bebida ser “amplamente consumida em regiões conhecidas pela alta longevidade, como Okinawa, no Japão”.
“Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) analisou mais de 40 mil adultos japoneses ao longo de 11 anos, e concluiu que aqueles que consumiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tinham um risco 26% menor de mortalidade por doenças cardiovasculares e 16% menor de mortalidade por todas as causas”, ressaltou.
Benefícios da bebida da longevidade
Além de contribuir para a longevidade e para a saúde do coração, confira outros benefícios de tomar chá verde diariamente, conforme listou a médica Elodia Ávila.
- Melhora o metabolismo e a regulação do peso corporal.
- Reduz a resistência à insulina, ajudando na prevenção da diabetes tipo 2.
- Protege contra câncer devido à ação na modulação do crescimento celular e apoptose.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.