Médica dá dicas valiosas de como cuidar da saúde da pele pós-Carnaval
Hábitos como falta de hidratação, exposição ao sol, excesso de bebida alcóolica e uso de maquiagens por muitas horas prejudicam a pele
atualizado
Compartilhar notícia

Pausa na dieta, bebidas alcóolicas em excesso, falta de hidratação, exposição ao sol e uso de maquiagens por muitas horas são práticas comuns durante a folia do Carnaval. Infelizmente, hábitos como esses não são benéficos para a saúde em geral, o que inclui a manutenção da pele.
Todos os anos, muitos dermatologistas recebem pacientes em seus consultórios com queixas comuns relacionadas à “ressaca de Carnaval”, ou seja, consequências da falta de cuidados com a pele. E isso vale para mínimas mudanças na rotina, incluindo alimentação e pouco consumo de água.
De acordo com a dermatologista Viviane Scarpa, a retirada de maquiagens e glitters de forma incorreta, por exemplo, pode levar a casos de acne e, algumas vezes, até a alergias na cútis que surgem clinicamente como vermelhidão, coceira e/ou inchaço.
“Além disso, a falta de aplicação de protetor solar (ou não rear o produto a cada duas horas e não utilizar roupas que protejam do sol, como óculos, chapéu e peças UV) podem levar a queimaduras solares”, pontua.
Como “recuperar” a saúde da pele pós-Carnaval?
Segundo a médica, algumas das formas de “recuperar” a saúde cutânea pós-Carnaval é retornar à rotina de alimentação leve e balanceada. Também, a ingestão de água é importantíssima para esse objetivo.
“A quantidade de água que deve ser ingerida por dia é de 35 ml por quilo corporal. Esse total deve ser consumido ao longo do dia, sendo que, nos dias mais quentes, a ingestão deve ser um pouco maior do que o recomendado”, ressalta Viviane.

Banhos mornos e não demorados, o não uso de buchas e opções como sabonetes menos agressivos ou óleos de banho corporais são bem-vindos, conforme diz a profissional. “Hidrate a pele após o banho e não esqueça que os lábios também devem ser hidratados”, comenta.
Nos consultórios médicos, lasers e LED podem reduzir as inflamações, assim como as máscaras faciais de hidratação, limpezas de pele realizadas por esteticistas e drenagens linfáticas.
Como curtir o Carnaval sem deixar a saúde da pele de lado
Práticas como dormir de maquiagem, penteados e cabelos molhados e não verificar a data de vencimento de cosméticos devem ser abolidas na temporada carnavalesca, segundo Viviane. Já beber muita água, se alimentar corretamente e aplicar filtro solar com frequência precisam ser prioridade.

“e protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e ree a cada duas horas ou se transpirar demais”, sugere a dermatologista. “Não se esqueça dos óculos escuros e do chapéu ou boné, que protegem do sol”, continua.
A especialista ainda recomenda levar para a folia um spray de água thermal para borrifar na face durante o dia. “E, nos primeiro sinais de que algo não saiu conforme o esperado, ou seja, causou vermelhidão, descamação, coceira ou inchaço, procure um dermatologista, acrescenta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.