Lipedema: médica lista os melhores tratamentos estéticos para a doença
Atualmente, existem tecnologias modernas capazes de melhorar a aparência da pele, reduzir as dores e o inchaço e aumentar a autoestima
atualizado
Compartilhar notícia

Caracterizado pelo depósito de gordura e inchaço nas pernas e nos braços — além de dor nessas áreas —, o lipedema é uma doença crônica que acomete principalmente as mulheres. Muito confundida com varizes ou retenção de líquidos, a condição envolve o tecido conjuntivo frouxo, composto por gorduras, vasos, células da imunidade, células inflamatórias e fibroblastos.
As causas do lipedema ainda não são claras, apesar de estudos evidenciarem algumas mutações e polimorfismos, o que indica um componente genético muito grande. Também, muito se discute a relação do quadro com o estrogênio, um dos principais hormônios sexuais da mulher.
Embora ainda não haja cura para a doença, fatores como atividades físicas, alimentação saudável e manutenção do peso podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Leia: Especialista revela a dieta mais indicada para quem tem lipedema

Os melhores tratamentos estéticos para o lipedema
Outra grande aposta dos profissionais de saúde para tratar a condição são os procedimentos estéticos capazes de melhorar o aspecto da pele, bem como oferecer muitos outros benefícios. De acordo com a dermatologista pela SBD Maria Paula Del Nero, entre as tecnologias mais modernas estão a radiofrequência fracionada do Morpheus 8, a criofrequência do Unyque Pro e o Onda Coolwaves.
Ela acrescenta o infravermelho do Deep Slim, o Endolaser (laser subdérmico que dissolve a gordura) e o Laser Fotona Dynamis NX, que se destaca por atuar de forma completa nas três alterações envolvidas no lipedema: gordura, flacidez e drenagem linfática.

Enquanto o Morpheus 8 se trata de radiofrequência fracionada microagulhada que estimula o colágeno, diminui a gordura e reorganiza o tecido afetado pelo lipedema; o Unyque Pro associa criofrequência e radiofrequência, promovendo congelamento seletivo e reorganização do colágeno.
O Endolaser nada mais é do que um laser subdérmico que dissolve gordura e estimula colágeno. Já o Onda Coolwaves utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer profundamente a camada de gordura, reduzindo edema e gordura localizada.
Por fim, o Fotona Dynamis NX é único laser corporal com ponteiras robóticas, e atua com dois comprimentos de onda (Nd:YAG e Erbium). “Um age profundamente na gordura, eliminando os nódulos do lipedema, e o outro trata a flacidez da pele”, diz a médica.

“A tecnologia ainda conta com ponteiras de vácuo para drenagem linfática mecânica, promovendo melhora estética, redução de sintomas como dor e inchaço e aumento da autoestima”, frisa.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.