Embaixada da Nova Zelândia celebra Data Nacional em noite memorável
Nessa quinta-feira, o embaixador da Nova Zelândia, Richard Prendergast, festejou a Data Nacional ao lado de convidados ilustres
atualizado
Compartilhar notícia

Na noite dessa quinta-feira (6/2), a embaixada da Nova Zelândia abriu as portas da residência oficial, no Lago Sul, para celebrar o Dia de Waitangi, data nacional do país. O evento reuniu autoridades, diplomatas e convidados especiais, em uma recepção elegante e cultural.
Além do simbolismo da data, o evento também foi marcado pela comemoração dos 60 anos de relações diplomáticas entre o país da Oceania e o Brasil.
Para proporcionar uma experiência imersiva neozelandesa, o embaixador da Nova Zelândia, Richard Prendergast, recepcionou os convidados com elementos tradicionais do pōwhiri, como são chamada as cerimônias de boas-vindas Māori.

Nova Zelândia celebra Data Nacional e enaltece cultura Maori
A noite teve início com um Karanga, um poderoso canto cerimonial usado para cumprimentar os convidados, simbolizando respeito, hospitalidade e a conexão com os anfitriões. Além de um ambiente que exalava cultura, o embaixador Richard Prendergast fez questão de estar vestido à altura do evento, e se apresentou usando um Kākahu, uma imponente capa tradicional, símbolo de prestígio e respeito.

Durante a ocasião, o diplomata relembrou a importância do Tratado de Waitangi, firmado em 6 de fevereiro de 1840, e destacou os laços de cooperação entre os países amigos.
“A Nova Zelândia e o Brasil têm uma relação bilateral positiva e amigável. Ano ado, celebramos sessenta anos de relações diplomáticas. Nossa colaboração acontece no mais alto nível, incluindo intercâmbios ministeriais, consultas de política externa e visitas de alto escalão”, afirmou.

A relação de cooperação mútua também foi um ponto mencionado pelo embaixador do Brasil, Eduardo Saboia, que aproveitou a celebração para usar a Nova Zelândia como um bom exemplo de como valorizar e reconhecer os povos originários.
“Muito em breve, o Brasil precisará honrar seus povos indígenas de maneira mais sistemática. Essa valorização é algo que apreciei muito ao visitar seu país. Temos muitas lições a aprender e também muito a compartilhar. Essa parceria deve continuar crescendo”, pontuou.
Coquetel sofisticado
Mantendo a tradição de manaakitanga, que exige hospitalidade e respeito aos convidados, a recepção contou com uma refinada seleção de vinhos da Nova Zelândia, que harmonizaram com o menu cuidadosamente preparado para a ocasião. O ambiente elegante e sofisticado permitiu que os presentes desfrutassem da noite em um clima de muita animação e trocas especiais.
Confira os cliques de Pedro Iff:
















Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.