Dermatologista argentina Julieta Spada dá dicas valiosas para a pele
Em conversa exclusiva, a médica compartilhou dicas e ideias que envolvem beleza, estética e cuidados com a pele. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia

Coletar conhecimento nunca é demais. Vindo de um especialista, então, não tem coisa melhor. Quando o assunto é estética e técnicas de preenchimento facial, Julieta Spada se sobressai. Em conversa exclusiva com a Coluna Claudia Meireles, durante o congresso médico MEXS LATAM, realizado pela Merz Aesthetics, na Cidade do México, a dermatologista argentina compartilhou dicas e ideias a respeito desse universo tão abrangente.
Dona de um perfil no Instagram com mais de 150 mil seguidores, a expert revelou para os leitores do Metrópoles qual ela considera o produto do ano, as tendências da área da estética, os erros mais comuns entre os profissionais e os pacientes e, de brinde, o que não pode faltar em uma rotina de skincare.
Confira:
Produto do ano
Na opinião da médica, o produto do ano é a hidroxiapatita de cálcio, um bioestimulador de colágeno que age trazendo mais firmeza, menos flacidez e mais viço à pele. “É muito versátil, meu produto favorito. É um material que vai permitir rejuvenescer o rosto, estimulando o fibroblasto e os colágenos tipo 1 e 3, ativando os fibroblastos dormidos para gerar novo colágeno”, justifica ela.
De acordo com a especialista, a substância beneficia, praticamente, todas as idades. “Quando a pessoa é jovem, serve como preventivo, para tratar a flacidez, melhorar a qualidade e reposicionar o tecido. Quando a pessoa é mais madura, podemos tratar a flacidez e as linhas finas, utilizando o produto de forma variada, combinada, diluída ou pura, em determinadas áreas anatômicas”, diz.

Para Julieta, por meio da hidroxiapatita de cálcio, os dermatologistas conseguem evitar a Síndrome Overfilled, o que podemos traduzir como Síndrome do Rosto Hiper Preenchido. A condição, caracterizada pelo excesso de volume no rosto, é resultado do excesso de aplicação de preenchedores na face. “São os rostos muito inflados pelo uso do ácido hialurônico”, conta a profissional.
A dermatologista explica que a hidroxiapatita de cálcio pode ser injetada em quase todo o corpo. “Eu gosto de usar o Radiesse puro, por exemplo, nas bochechas, no contorno mandibular ou para elevar as sobrancelhas”, compartilha. No entanto, ela alerta que o produto é contraindicado em locais como o nariz, os lábios ou a região em torno dos olhos.
Tendência de 2023
Questionada sobre as tendências deste ano no universo da estética, a médica argentina pontua que o mercado acompanha a evolução das pessoas. “Estamos em uma sociedade muito mais aberta, que respeita a diversidade e as diferenças de gênero. Somos muito mais amplos, mais inclusivos. A nível estético, o que nós, profissionais, fazemos é melhorar a vida dos pacientes. E temos que acompanhá-los e adequar os nossos tratamentos a isso”, opina.
“Este ano, nós temos uma diversificação e customização dos tratamentos, para poder acompanhar cada pessoa e suas necessidades”
Julieta Spada, dermatologista
Erros comuns
Na concepção da médica, o overfilled (excesso de preenchimentos) é um erro comum no ramo da estética. “É um transtorno que, muitas vezes, vemos nos pacientes, mas também nos próprios médicos. Me dói quando vejo o rosto do próprio profissional com dismorfia causada pelo overfilled”, afirma.

Outro tema recorrente, segundo a especialista, é a falta de preparação por parte dos profissionais. “Cada vez mais médicos fazem injetáveis, e o ideal é que eles tenham uma preparação boa, com cursos de qualidade, e que eles se preparem com gente de experiência, que explique as coisas com lógica, que fale de ciência”, levanta.
Rotina de skincare
Julieta revela que é defensora de uma rotina de skincare básica, sem muitos apetrechos. Ela comenta que, durante a manhã, a pele precisa receber antioxidantes, como vitamina C, ácido ferúlico e resveratrol, em sérum, gel ou creme. “E protetor solar, é claro”, fala.
À noite, antes de dormir, a dermatologista recomenda tirar bem a maquiagem usada ao longo do dia e fazer uma boa limpeza do rosto. “E, a não ser que haja alguma contraindicação, como patologias envolvendo rosácea ou irritação, recomendo um ácido na região”, sugere.

“Há ácidos para o inverno e para o verão. Em lugares de praia, como o Rio de Janeiro, onde o sol é muito forte, não podemos indicar um ácido retinoico, mas temos o ácido glicólico, por exemplo, que pode ser usado em dias quentes”, dá a dica.
Por fim, para “agregar mais um o” à rotina de skincare, Julieta indica o uso de creme para a área das pálpebras. “O produto pode ser usado tanto pela manhã quanto à noite, porque essa pele é 10 vezes mais fina que o restante do rosto. Então, antes de aplicar o antioxidante de manhã e o ácido à noite, pode-se apostar nesse item para a área dos olhos”, declara.
Dica de expert: pessoas com peles mais grossas devem usar produtos em gel. Quem tem pele mais seca, por outro lado, deve apostar nos cremes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.