body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Astrônomos registram nascimento de estrela. Veja foto

A protoestrela HH30 foi observada com detalhes pelo Telescópio Espacial James Webb, da Nasa. Confira a imagem

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de céu estrelado - Metrópoles
1 de 1 Foto de céu estrelado - Metrópoles - Foto: Getty Images

Astrônomos captaram a imagem de uma estrela em formação. Localizada a cerca de 450 anos-luz da Terra, na constelação de Touro, a protoestrela HH30 foi observada com detalhes pelo telescópio espacial James Webb (JWST).

A HH30 é um objeto de Herbig-Haro, uma nebulosa brilhante que surge em regiões onde novas estrelas se formam. Essas estruturas são criadas quando jatos de gás ionizado, expelidos por estrelas recém-nascidas, colidem com o material disperso ao redor, gerando ondas de choque que fazem o gás brilhar em comprimentos de onda visíveis a instrumentos infravermelhos.

O telescópio James Webb é fruto de uma colaboração internacional entre a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Além dele, as observações envolveram dados do telescópio espacial Hubble (HST) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma).

Formação da estrela

A nova imagem captada pelo JWST mostra o disco protoplanetário da HH30 visto de lado, com um fluxo de gás e poeira em formato de cone e um jato estreito sendo lançado ao espaço. Esse disco denso é essencial para o crescimento das estrelas, fornecendo o material necessário para o desenvolvimento delas.

O estudo mostrou que os grãos de poeira presentes no disco se organizam de forma diferente, com partículas menores mais espalhadas e partículas maiores concentradas em uma região estreita. De acordo com os cientistas, o comportamento pode estar relacionado à formação de planetas, um dos principais mistérios da astronomia.

Uma imagem de perto de um disco protoplanetário ao redor de uma estrela recém-formada. Metrópoles
Imagem do telescópio James Webb mostra o momento exato da formação de uma estrela

Outro destaque da pesquisa foi a identificação de um jato estreito e veloz saindo do centro do disco, cercado por um fluxo de gás mais largo. As descobertas ajudam os cientistas a entenderem melhor não apenas como estrelas e planetas se formam, mas também sobre a origem do Sistema Solar.

Telescópio espacial James Webb

Lançado em 2021, o Telescópio Espacial James Webb é um dos observatórios mais avançados que existem. Com um espelho de 6,5 metros revestido de ouro e instrumentos de observação com infravermelho, ele tem ajudado a revelar segredos do universo, trazendo imagens inéditas de galáxias, estrelas e exoplanetas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?