body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Manto da Terra influenciou migração de animais para Ásia, diz estudo

Além de influenciar na evolução animal, o que acontece no interior da Terra pode gerar alterações no clima e a na circulação oceânica

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Arte colorida do interior da Terra - Metrópoles
1 de 1 Arte colorida do interior da Terra - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma simples agitação no interior da Terra pode influenciar vários processos em nosso planeta, como padrões climáticos e até mesmo a atividade e evolução animal. Pesquisadores descobriram que uma pluma de rochas quentes vinda do manto terrestre há milhões de anos criou uma ponte terrestre entre a África e a Ásia, permitindo a migração de animais.

Além de influenciar diretamente na evolução animal e humana, esse processo pode modificar o clima global e a circulação oceânica. O estudo foi publicado neste mês na revista científica Nature Reviews Earth & Environment.

Após reunirem pesquisas anteriores e criarem novos modelos, os pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e do Centro de Geociências GFZ Helmholtz, na Alemanha, constataram que a elevação gradual do nosso planeta permitiu que os primeiros ancestrais de animais como girafas, elefantes, rinocerontes, chitas e até humanos vagassem entre a África e a Ásia.

“Este estudo é relevante para a questão de como nosso planeta mudou e quais são as conexões entre a vida e a movimentação tectônica”, diz o coautor do estudo e professor Thorsten Becker, da Escola Jackson, nos Estados Unidos, em entrevista ao Science Daily.

Como tudo aconteceu

Tudo começou há 50 a 60 milhões de anos, quando uma placa de rocha que deslizou para dentro do manto terrestre criou uma esteira transportadora para que rochas quentes fervessem em uma pluma subterrânea e chegassem à superfície da Terra cerca de 30 milhões de anos depois.

Junto com movimentos de placas tectônicas, essa pluma elevou a região onde hoje ficam a Península Arábica e a Anatólia, região da Turquia. Isso criou uma ponte de terra entre a África e a Ásia, fechando o Mar de Tétis e ligando os dois continentes que estavam separados há 75 milhões de anos.

Ilustração colorida de evolução animal e humana - Metrópoles
Processo no interior da Terra influenciou na evolução animal e humana

A criação da ponte foi crucial para a história evolutiva dos humanos e animais. Por exemplo, se ela tivesse surgido um milhão de anos mais tarde, tudo poderia ter mudado. “Sem a pluma, pode-se argumentar que a colisão continental teria sido diferente”, ressalta o autor principal do artigo e pesquisador Eivind Straume, do Centro Norueguês de Pesquisa Norce e Centro Bjerknes para Pesquisa Climática.

A elevação da região mudou os padrões de circulação dos oceanos e aumentou a aridez no norte da África, ajudando a formar o Deserto do Saara. Ela também intensificou as monções no sudeste asiático, deixando a região mais úmida.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?