Bióloga encontra família de polvos morando dentro de garrafa no mar
Especialista fazia mergulho quando encontrou garrafa descartada no fundo do mar. Quando olhou dentro, encontrou família de polvos
atualizado
Compartilhar notícia

No começo de março, a bióloga marinha Hanna Koch estava mergulhando na Flórida, nos Estados Unidos, quando encontrou uma garrafa de cerveja no fundo do mar. Decidida a pegá-la e descartar o lixo no local adequado, Hanna olhou dentro do recipiente para ter certeza que estava vazio e teve uma surpresa: uma família de polvos olhou de volta.
Dentro da garrafa, estavam uma mamãe polvo adulta e dezenas de bebês, já formados com olhos e tentáculos. Hanna mostrou o recipiente para uma colega que mergulhava com ela, e as duas colocaram a garrafa de volta no fundo do mar.
Os animais eram polvos pigmeus, uma espécie que é considerada muito inteligente e que muitas vezes usa garrafas e recipientes descartados irregularmente no mar como berçário. O hábito não é postivo: os animais só procuram o lixo pois seu habitat natural, os recifes de coral, estão sendo destruídos pela poluição e mudanças climáticas.
Hanna tem um projeto para criar corais artificiais, feitos de concreto, para que os animais marinhos tenham uma casa novamente. “O polvo encontrou um lugar artificial para criar um lar, e eu fiquei pensando que irei instalar um local que ninguém pode pegar e jogar fora”, conta a bióloga em entrevista ao Vox.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!