body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Europeus tinham pele e olhos mais escuros há 3 mil anos, revela estudo

Para descobrir que europeus tinham pele mais escura, estudo analisou 348 amostras de DNA de sítios arqueológicos da Europa Ocidental e Ásia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Ilustração mostra várias pessoas diferentes - Metrópoles
1 de 1 Ilustração mostra várias pessoas diferentes - Metrópoles - Foto: Gettyimages

Pesquisadores italianos descobriram que até a Idade do Ferro, há cerca de 3 mil anos, a maioria dos europeus tinha pele, cabelo e olhos escuros. O estudo foi publicado em pré-print na revista científica bioRxiv no mês ado.

De acordo com a descoberta, os genes responsáveis pela pele clara surgiram bem antes, cerca de 14 mil anos atrás, na Suécia. No entanto, a predominância dela era rara até a Idade do Ferro. Os olhos claros também apareceram em época parecida no norte e oeste do continente europeu.

Imagem de construções da Idade do Ferro - Metrópoles
Até a Idade do Ferro, Europa tinha uma maior predominância de pessoas de pele escura

Mesmo assim, a frequência de populações europeias com pigmentação mais escura se manteve alta até a Idade do Cobre e, em algumas localidades do continente, até a Idade do Ferro. Os cientistas concluíram que as mudanças na cor da pele, cabelos e olhos dos europeus aconteceram em um período relativamente recente.

Eles acreditam que a maior incidência de pele clara na Europa pode ter sido favorecida pela facilidade da síntese de vitamina D em climas de baixa incidência solar. Já o aparecimento de olhos claros não apresenta grandes vantagens evolutivas e pode ter surgido por acaso ou por seleção natural.

Para chegar a esses resultados, os estudiosos analisaram 348 amostras de DNA de sítios arqueológicos em 34 países da Europa Ocidental e Ásia.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?