body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bactérias tóxicas deixam capivaras verdes no Rio Uruguai. Entenda

Ploriferação de cianobactérias mudou a coloração dos animais. Fenômeno que chamou a atenção da web pode ser prejudicial à saúde

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/salvemos_alrio
cianobactérias bacterias verdes capivaras
1 de 1 cianobactérias bacterias verdes capivaras - Foto: Reprodução/Instagram/salvemos_alrio

Viralizaram nas redes sociais os vídeos de capivaras pintadas de verde à beira de rios na Argentina e no Uruguai. Biólogos afirmam que a mudança da coloração é uma consequência da ploriferação de cianobactérias na água.

O fenômeno é conhecido por formar “tapetes verdes” sobre as águas. O boom das bactérias começou no último domingo (9/2), na região de Lago Salto Grande, na fronteira da Argentina com o Uruguai — a cerca de 160 km da fronteira com o Brasil. Como consequência, as capivaras que vivem na região começaram a aparecer com coloração esverdeada.

O que são cianobactérias?

Esses microrganismos, conhecidos como “algas verde-azuladas”, são capazes de realizar fotossíntese e estão presentes em ambientes aquáticos. A ploriferação descontrolada costuma estar associada a mau-cheiro intenso, resultado das toxinas liberadas e que podem causar desde irritações na pele até problemas hepáticos e neurológicos, dependendo do nível de contato.

O excesso de nutrientes na água, resultado do despejo de esgoto e de agrotóxicos alimenta o crescimento descontrolado desses microrganismos. Ns redes socais, argentinos têm acusado que as medidas mais permissivas adotadas pelo governo Milei no que toca o uso de agrotóxicos podem estar relacionadas tanto ao fenômeno como ao riacho que ficou vermelho sangue em uma região vizinha no início do mês.

 

Riscos à saúde

A Comissão istrativa do Rio Uruguai (CARU) emitiu um alerta de saúde no início deste mês para o aumento das cianobactérias graças às altas temperaturas que as águas têm registrado neste verão.

“Os principais sintomas da exposição podem ser: dor de cabeça; desconforto digestivo; náuseas e tonturas; diarreia; vômitos; irritação da pele (com erupção cutânea) e dos olhos (conjuntivite); inflamação dos ouvidos (otite), nariz e garganta; tosse seca, pneumonia e lesões hepáticas graves”, afirmam.

Segundo a comissão, os grupos mais vulneráveis ​​às toxinas produzidas pelas cianobactérias são crianças, gestantes, idosos, pessoas imunossuprimidas, além de pescadores e salva-vidas, que têm maior contato com a água.

Como se proteger?

Autoridades recomendam evitar o contato com águas que apresentem coloração esverdeada, turvação ou odor forte. Banhistas devem ficar atentos a sinais como acúmulo de espuma na superfície.

Em caso de exposição, é essencial lavar a pele com água limpa e buscar atendimento médico se surgirem sintomas. Animais de estimação também não devem ter o à água contaminada.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?