Vídeo: prédio em Pernambuco desaba dois dias após interdição
A estrutura havia sido esvaziada para vistoria técnica da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes (PE), na região metropolltana do Recife
atualizado
Compartilhar notícia

Uma parte de um edifício desmoronou na manhã desta terça-feira (6/5), na região metropolitana do Recife (PE). Situado no bairro da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, o prédio Kátia Melo foi interditado no último domingo (4/5) pela Defesa Civil local e desabou em menos de 48 horas. Não houve vítimas.
Nas mídias postadas no X (antigo twitter) é possível ver uma parte do edifício desmoronado e vestígios de destroços no solo.
Veja vídeo:
A estrutura havia sido esvaziada para uma vistoria técnica. Antes da evacuação, os moradores do prédio perceberam sinais de desabamento e relataram que fissuras apareceram mesmo após o edifício ter ado por reformas visuais.
Ao olharem com mais cautela, os residentes afirmaram que era possível enxergar rachaduras em diversas paredes, cerâmicas desprendidas e portas que não fechavam mais.
A Defesa Civil do Jaboatão informou, por meio de nota, que o “prédio apresenta vários sinais, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura”.
O edifício, por sua vez, tinha formato “caixão”, que consiste na construção da estrutura com paredes e lajes de concreto. Estes moldes apresentam riscos maiores por não terem vigas e pilares convencionais.
Na região, muitos prédios foram construídos entre 1960 e 1980 nesses moldes para habitação popular. Com o ar do tempo, a carbonatação do concreto, as infiltrações e a corrosão das armaduras enfraquecem a estrutura e a deixam vulnerável.