body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Temer critica revisão do Fundo Constitucional do DF: “Impróprio”

O ex-presidente Michel Temer defendeu que, como sede do governo federal, é natural que o DF tenha esse recurso disponibilizado pela União

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Evandro Macedo/LIDE
Michel Temer
1 de 1 Michel Temer - Foto: Evandro Macedo/LIDE

O ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu a manutenção das regras atuais do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Em entrevista à Rádio Metrópoles, o emedebista ressaltou que o DF é a sede da União e que, portanto, tenha esse recurso mantido para “o bom desempenho da istração local”.

“Como ela [a capital federal] é, digamos assim, a morada constitucional da federação, ela deve receber tratamento especial do Estado brasileiro”, afirmou durante a entrevista. “O Distrito Federal é uma espécie da síntese, de somatório, de todos os estados, como sede que é da própria União federal”.

Temer ainda afirmou considerar “impróprio” retirar verbas do Fundo Constitucional do DF. A matéria tem sido alvo de questionamento desde que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs uma mudança no cálculo do reajuste anual do fundo, em meio às medidas previstas no pacote fiscal.

Na entrevista, Temer ainda rebateu a alegação de críticos do fundo de que os moradores do Distrito Federal estariam sendo privilegiados. “Não é verdade, porque o Distrito Federal… o governo serve não apenas aos moradores do Distrito Federal, mas a todo um afluxo de pessoas que semanalmente vão ao Distrito Federal, a Brasília”, disse.

Ele ainda destacou a necessidade do uso do fundo para reforçar a Polícia Militar do DF no combate às ameaças ao Estado Democrático de Direito. “Não são poucos os movimentos que se fazem no Distrito Federal com vistas muitas vezes até a derrubar o regime democrático”, lembrou.

“E, para tanto, as forças do Distrito Federal têm que ter potencial suficiente para, digamos assim, sustentar a democracia e impedir aqueles que querem naturalmente vulnerá-la e destruí-la”, completou.

Como mostrou o Metrópoles, partidos políticos e centenas de parlamentares se manifestaram a favor da manutenção das regras atuais. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também entrou em campo para articular um amplo movimento em defesa do fundo.

Colaborou: Gabriela Oliva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?