body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Secretária de Saúde cria polêmica com fala contra a vacina para Covid

“A Covid não fez nada comigo, a vacina acho que fez”, disse secretária de Saúde de Cuiabá. Prefeito da cidade a defendeu

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/RD News
Secretária de Saúde cria polêmica com fala contra a vacina para Covid
1 de 1 Secretária de Saúde cria polêmica com fala contra a vacina para Covid - Foto: Reprodução/RD News

A secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, afirmou, durante uma entrevista, ter “ado de forma tranquila” pela Covid-19 duas vezes, mas que se sentiu mal após ser imunizada com a vacina. Diante da declaração, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) encaminhou ao procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa, um ofício solicitando a abertura de um procedimento investigatório contra a secretária por sua declaração pública.

O ofício solicita a investigação da declaração, que coloca em dúvida a eficácia da vacina contra a Covid-19. O documento foi protocolado nessa terça-feira (13/5).

Conforme informações do RD News, parceiro do Metrópoles, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), defendeu a secretária, alegando que os imunizantes estão disponíveis para quem quiser e que há questionamentos técnicos envolvendo as vacinas contra a Covid-19.

Em entrevista ao podcast Pod Olhar, na semana ada, a secretária Lúcia Helena conta que precisou fazer uma pericardite depois de ter tomado a vacina. “O fato é que adoeci depois de tomar a vacina”, declarou a secretária após dizer que entende o posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Eu entendo o posicionamento dele [Jair Bolsonaro]. Eu tive Covid duas vezes e fiz uma pericardite depois de ter tomado a vacina, duas semanas depois. A Covid não fez nada comigo, a vacina acho que fez. Não fui atrás para saber. O fato é que adoeci depois de tomar a vacina”, afirmou durante a entrevista.

O prefeito de Cuiabá afirmou que cada organismo reage de maneira diferente e que cabe à pessoa decidir se quer ou não se vacinar.

“Cada corpo reage de uma forma diferente. E se fez mal para ela [Helena], não significa que vai fazer mal para todo mundo. Mas, também, se faz mal para alguém, a pessoa pode optar, seguir ou não. A covid está bastante controlada no nosso município, na nossa nação. Existem inúmeras variações dele e as vacinas mudaram bastante. E até mesmo a eficácia dela já foi questionada, não por mim, mas de forma técnica e científica, não por questão política”, explicou Abilio em entrevista à imprensa.

O prefeito ainda apontou que há hipocrisia relacionada ao tema: ““Não tem nenhum vereador aqui está com a carteirinha completa. Nenhum vereador. É hipocrisia isso que eles vêm fazendo aqui. Vêm gritar sobre vacina de covid, mas eles não vacinaram mais, pararam”.

Ofício

No ofício encaminhado ao procurador-geral de Mato Grosso, Barranco afirma que a declaração da secretária pode configurar infração funcional e conduta atentatória à saúde coletiva.

O deputado requer a instauração de procedimento investigatório próprio, com o objetivo de apurar a conduta de Lúcia Helena diante da possível violação dos princípios que regem a istração Pública, bem como eventuais danos à saúde pública, à imagem institucional da Secretaria Municipal de Saúde e à credibilidade das campanhas de vacinação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?