body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rui Costa diz esperar ajuda do governo federal para vítimas de chuva

Governador da Bahia afirmou não ter recebido nenhuma ligação vinda do Poder Executivo, mas ainda aguarda apoio aos municípios afetados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
cidade tomada pela água da chuva
1 de 1 cidade tomada pela água da chuva - Foto: Reprodução

O governador da Bahia afirmou que ainda está esperando por ajuda do governo federal para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas nas cidades atingidas pelas chuvas no sul do estado. Rui Costa (PT) assinou um decreto declarando situação de emergência em 24 municípios afetados pelas tempestades, que atingiram diferentes regiões. 

De acordo com o documento, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades. O decreto tem validade de 90 dias e será publicado no Diário Oficial da Bahia.

Assista no vídeo abaixo como está a situação das cidades atingidas:

Segundo o representante do PT, a estratégia para evitar mais tragédias é retirar as pessoas das áreas de risco o mais rápido possível.

“Saia da sua residência, vá para casa de um parente ou amigo. Se não tiver para onde ir, ligue para a Defesa Civil. Nós cedemos espaços públicos do estado e do município para abrigar essas pessoas até a água abaixar”, afirmou o governador, nesta sexta-feira (10/12).

Para aqueles que se recusam a sair de casa, Rui Costa explicou que os agentes do governo estão autorizados a fazer a ação de forma compulsória. “Para salvar uma vida humana, em casos de não convencimento, nós podemos fazer isso compulsoriamente. Se o estado sabe que o nível da água vai subir, que tudo vai ficar embaixo d’água, a gente não pode aceitar a negativa de pessoas”, disse.

Prefeito ilhado

O prefeito de Jucuruçu, Lili (PSDB), está ilhado em sua própria fazenda e estava incomunicável há três dias. O governador Rui Costa afirmou que conseguiu entrar em contato com o prefeito por mensagem e Lili enviou imagens de sua residência, que está rodeada por água.

“Ele me mandou imagens de onde está, lá da sua fazenda. Está tudo alagado, ele não consegue sair e ninguém consegue chegar”, disse Costa. Além disso, os municípios estão com problemas de abastecimento de água potável e praticamente sem sinal de telefone.

“As captações de água foram inundadas, postes caíram, nós estamos pedindo reforço da Coelba [a companhia de eletricidade da Bahia] para voltar a abastecer Eunápolis e Jucuruçu”, completou.

Visita às regiões afetadas

Rui afirmou que está tentando chegar às cidades afetadas desde quinta-feira (9/12) mas o clima chuvoso atrapalhou o voo do helicóptero. “Tentei ontem mas o clima não permitiu. Hoje cancelei a minha agenda, mas o aeroporto de Porto Seguro fechou, disseram que não tem a mínima condição de voo. Está tudo fechado, não dá pra ver nada.”

No entanto, o governador da Bahia declarou que “amanhã ou no mais tardar domingo” irá até as cidades. “Eu vou porque eu quero ver in loco o que podemos fazer. Vou visitar várias cidades, mas só é possível com condições mínimas de chegar até o local”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?