body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente dos Correios culpa taxas de compras por déficit na estatal

Para presidente dos Correios, déficit de 2024 pode ser atribuído ainda à tentativa de privatização da empresa e ao pagamento de precatórios

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida, sede dos Correios - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, sede dos Correios - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, atribuiu nesta sexta-feira (31/1) o déficit de R$ 3,2 bilhões da estatal em 2024 à taxação das compras internacionais, à tentativa de privatização da empresa e ao pagamento dos precatórios (requisições de pagamento de dívidas expedidas após condenação judicial definitiva). O resultado foi o pior entre todas as empresas estatais do governo.

“Esse resultado que foi divulgado se refere a um contexto específico que foi a regulamentação, o compliance que foi dado às compras internacionais. Isso teve um impacto significativo na nossa empresa. E também [se deve] a precatórios, que são frutos de gestões anteriores e que hoje estão contabilizadas no nosso resultado”, disse o chefe dos Correios.

“A empresa está em um processo franco de recuperação”, completou ele.

Santos se reuniu na manhã desta sexta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para debater a situação da estatal, que registrou um déficit de R$ 3,2 bilhões em 2024. Também participaram da reunião a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.


Entenda a situação dos Correios


No governo Jair Bolsonaro (PL), os Correios foram incluídos no Plano Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi revertida em 2023.

“Quando uma empresa é sucateada como ela foi para ser vendida, a gente tem um trabalho grande recuperar essa empresa”, disse ele.

Fabiano Santos ainda disse que o presidente Lula cobrou a apresentação do plano de reestruturação dos Correios. “Esse plano já está em andamento”, afirmou.

Ele destacou que os Correios têm importância estratégica para o país, presente no interior, e disse que a empresa trabalha para ter sustentabilidade, com objetivo de ter um cenário lucrativo ainda em 2025.

A ministra Esther Dweck destacou que a empresa está mudando para se tornar uma empresa de logística nacional. “Obviamente, isso gera necessidade de investimento do parque tecnológico deles”, argumentou.

O governo sustenta que o investimento das estatais federais cresceu 44,1% em 2024 na comparação com 2023, o que justifica parte do déficit registrado por elas no ano ado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?