body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PF aguarda decisão do STF sobre transferência de Collor

Ex-presidente foi preso por agentes da PF no aeroporto de Maceió, na madrugada desta sexta-feira, e deve ser transferido para Brasília

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-presidente Fernando Collor de Melo no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Fernando Collor de Melo no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possível transferência do ex-presidente Fernando Collor para Brasília (DF), onde deve cumprir a pena de a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção iva e lavagem de dinheiro. O também ex-senador foi detido por agentes no Aeroporto de Maceió (AL), às 4h desta sexta-feira (25/4).

Collor foi preso quando se deslocava para a capital federal, onde planejava se apresentar à Justiça — ele permanece detido na Superintendência da PF em Alagoas, enquanto não houver uma definição, conforme apurado pelo Metrópoles.

A prisão ocorre após o ministro do STF Alexandre de Moraes rejeitar recursos apresentados pela defesa contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão, em um desdobramento da Operação Lava Jato, e determinar a detenção imediata.

A defesa do ex-presidente informou, em nota, que a prisão aconteceu quando ele se deslocava para Brasília, “para cumprimento espontâneo da decisão do ministro Alexandre de Moraes”.

7 imagens
Fernando Collor
 Fernando Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão
O então presidente Fernando Collor e a ex-primeira-dama Rosane Collor
1 de 7

Gustavo Moreno/ Metrópoles
2 de 7

Orlando Brito/PR
3 de 7

Fernando Collor

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Fernando Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

6 de 7

O então presidente Fernando Collor e a ex-primeira-dama Rosane Collor

Paulo Fridman/Sygma/Getty Images
7 de 7

O então senador Fernando Collor (PTB-AL) e o então presidente Jair Bolsonaro (PL), em cerimônia no Palácio do Planalto

Gustavo Moreno/Metrópoles

“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”, afirmou a defesa.

Condenação

A pena imposta ao ex-presidente foi fixada em 2023. Collor foi condenado pelos crimes de corrupção iva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Segundo o processo, Collor, com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia, destinados à construção de bases de distribuição de combustíveis.

De acordo com a denúncia, a vantagem foi dada em troca de apoio político para a indicação e manutenção de diretores da estatal.

Os três foram condenados em maio de 2023 e recorreram, mas os recursos não foram acolhidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?