body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Margem Equatorial: Petrobras espera licença do Ibama “em breve”

Questionada sobre datas para sair a licença de exploração na Margem Equatorial, executiva da Petrobras respondeu apenas: “Soon”.

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo Foresea
Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles
1 de 1 Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles - Foto: Acervo Foresea

A diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, disse nesta quarta-feira (9/4) que espera que a licença para explorar petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, saia em breve. Questionada por jornalistas sobre quando sairá a licença, ela respondeu apenas: “Soon” (em breve, em inglês).

A executiva da Petrobras participou de no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, Oil & Gas 2025, realizado no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro.


O petróleo na região Norte

  • A Margem Equatorial é uma região da costa do Brasil que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. É apontada como uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás.
  • A Margem Equatorial é composta por cinco bacias sedimentares: Potiguar, Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.
  • A Petrobras prevê um investimento de mais de US$ 3 bilhões na Margem Equatorial até 2028. O plano de negócios da companhia projeta a perfuração de 16 poços na região.

“Depois de 2006 para cá, somos autossuficientes [em petróleo]. A gente não pode sequer pensar em deixar de sê-lo”, disse a diretora da Petrobras em discurso no fórum. “Então, hoje nós precisamos de fronteiras exploratórias. Nesse sentido, nossa área fundamental de crescimento é a Margem Equatorial brasileira, onde termos enormes blocos, um potencial que a gente só sabe perfurando poço. Precisamos avaliar esse potencial”, continuou ela.

Em seguida, a diretora disse que a companhia petroleira quer dar “segurança” para a sociedade brasileira de que perfurar na Margem Equatorial não terá nenhum risco. “Temos todo o material para perfuração. Temos garantia que não haverá nenhum embate com o meio ambiente, nenhum problema na questão da perfuração”

“A gente não pode deixar o país sem isso. Nessa área nós estamos a mais de 170 km da costa. No local circulam mais de mil cargueiros, navios pela região, mostrando que não estamos lidando como uma área, digamos, ambientalmente isolada”, disse a diretora da Petrobras.

Ela frisou que o país tem quase 90% da matriz energética renovável e deve explorar todas as fontes. “O Brasil é o país de todas as energias e o petróleo não pode ficar de fora”, completou Sylvia.

Ministro espera que autorização saia em junho

No início de março, ao Metrópoles na coluna de Igor Gadelha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira disse esperar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorize a fase dos estudos na região até junho de 2025.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, quando aprovada pelo Ibama, a fase de estudos para exploração de petróleo na Margem Equatorial deve durar cerca de oito meses.

Silveira, a Petrobras e o presidente Lula têm defendido a exploração de petróleo na Margem Equatorial. O tema, porém, divide opiniões dentro do governo e atrai críticas de ambientalistas. Os interessados na exploração na região têm acusado o Ibama e, em especial o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, de retardar os processos para autorizar a perfuração.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?