Mourão recebe o título de cidadão emérito de Porto Alegre
A condecoração é concedida a pessoas nascidas na cidade que tenham “contribuído para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense”
atualizado
Compartilhar notícia

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu, no final da tarde desta sexta-feira (14/06/2019), o título de cidadão emérito de Porto Alegre, em solenidade realizada no plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores. A proposta foi do vereador Valter Nagelstein (MDB). O título de cidadão emérito é concedido a pessoas nascidas em Porto Alegre que tenham “contribuído para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense”, disse o parlamentar.
“Nos 246 anos de existência da Câmara, o general Mourão foi o primeiro vice-presidente da República a visitar esta Casa”, lembrou o vereador Nagelstein. No evento, previsto para começar às 17h, Mourão chegou com uma hora de atraso. O plenário da Câmara era composto, em sua maioria, por militares e autoridades, entre elas, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, e o senador Lasier Martins, além de deputados e vereadores.
Em seu discurso, o vice-presidente da República lembrou com emoção de sua infância na capital gaúcha. “Nasci em 1953 no Hospital Moinhos de Vento. O quintal da minha casa era o Parque da Redenção [Farroupilha], foi ali que aprendi a andar de bicicleta, a remar nos barquinhos do lago da Redenção. Me lembro também dos eios na Rua da Praia e dos bailes da adolescência e das reuniões dançantes com as meninas do Instituto de Educação. Essa é a minha Porto Alegre e podem ter certeza: me sinto em casa quando chego na capital. Porto Alegre é demais”, finalizou
Durante a manhã, o vice-presidente Mourão esteve na abertura oficial da ExpoBento, realizada na cidade serrana de Bento Gonçalves (RS). Durante o evento, o general ouviu as reivindicações do presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Elton Paulo Gialdi, que cobrou melhorias e mais investimentos nas rodovias da região da Serra.
A mensagem também foi direcionada ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. No evento, o vice-presidente Hamilton Mourão exaltou a potência da cidade serrana. “Tenho certeza de que se oferecermos condições seguras de investimento, com contratos seguros, vamos atrair renda para a região. É uma cidade maravilhosa. Vocês nos acolheriam aqui?”, questionou Mourão.
Neste sábado (15/06/2019) pela manhã, Mourão viaja de Porto Alegre para Santa Maria, região central do estado. Na cidade, o general irá participar da Festa Nacional da Artilharia no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado Regimento Mallet, no bairro o D’Areia.
Mourão, no entanto, não irá participar da inauguração das 16 obras da Universidade Federal de Santa Maria, prevista para o sábado. O motivo é uma alteração da agenda de compromissos do general. No evento, é esperada a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que deve chegar no final da tarde. Esta será sua primeira visita oficial ao Estado do Rio Grande do Sul desde que assumiu o governo.