Subprocuradores pedem que STF analise pedido de inquérito contra Aras
No documento, integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal dizem temer manobra do PGR para barrar o pedido
atualizado
Compartilhar notícia

O vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) e outros quatro integrantes do órgão acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (23/8), para que o andamento do pedido de investigação apresentado por um grupo de subprocuradores-gerais aposentados contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, não seja barrado. A informação é do jornal O Globo.
Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, arquivou o pedido para que o procurador-geral fosse investigado por prevaricação. A ação foi apresentada pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Fabiano Contarato (Rede).
Na ação do conselho do MPF, o vice-presidente, o subprocurador-geral José Bonifácio de Andrada, e os conselheiros José Adonis Callou, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino e Nívio de Freitas pedem ao STF que Aras e o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, “se abstenham de qualquer modo de interferir na tramitação processual da representação”.
O pedido de investigação por prevaricação apresentado pelos subprocuradores-gerais aposentados, incluindo o ex-procurador-geral Cláudio Fonteles, aponta supostas omissões na atuação de Aras em investigações contra bolsonaristas. O caso foi distribuído ao ministro Dias Toffoli.