body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

INSS: reunião com Lula e ministros sobre escândalo termina sem anúncio

Presidente Lula se reuniu, nesta terça-feira (6/5), com novos dirigentes do Ministério da Previdência e do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Fachada do edifício-sede do Instituto Nacional do Seguro Social INSS em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada do edifício-sede do Instituto Nacional do Seguro Social INSS em Brasília - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta terça-feira (6/5), com o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; o recém-empossado presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Gilberto Waller Júnior; e com os demais titulares das pastas envolvidas no plano para ressarcimento das vítimas do esquema de descontos ilegais que operava no INSS.


Metrópoles revelou esquema

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


O encontro durou cerca de três horas, no Palácio da Alvorada, e terminou sem anúncio de novas medidas para devolver aos aposentados os valores descontados de forma irregular. Foram discutidos procedimentos e aperfeiçoamentos de sistemas que podem ser feitos para que novos escândalos não aconteçam.

A expectativa é de que novos encaminhamentos possam surgir a partir desta quarta (7/5). Lula embarca na noite desta terça para Moscou, de onde segue para agendas também na China.

Pela manhã, Waller Júnior antecipou que o processo de ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos não será feito via Pix, mas diretamente na conta do benefício.

Ou seja, quem teve o dinheiro desviado receberá os valores por meio da conta na qual é reado o benefício previdenciário. Dessa forma, o ressarcimento e o benefício serão depositados conjuntamente, em folha suplementar.

Reunião desta terça

Participaram:

  • presidente Lula;
  • ministro da Casa Civil, Rui Costa;
  • ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz;
  • ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck;
  • ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann;
  • ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho;
  • adjunto do Advogado-Geral da União, Junior Divino Fideles; e
  • presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Gilberto Waller Júnior.

O presidente Lula embarca ainda nesta terça para a Rússia, onde participará das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, na Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, ele viaja para uma visita de Estado à China. O chefe do Planalto deve retornar ao Brasil na próxima terça-feira (13/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?