body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

IBGE mostra quais cidades concentram gestão no Brasil. Veja

Pesquisa do IBGE aponta que menos municípios exercem papel central na istração pública e empresarial do país

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IBGE mostra quais cidades concentram gestão no Brasil. Veja
1 de 1 IBGE mostra quais cidades concentram gestão no Brasil. Veja - Foto: null

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (26/3), a nova edição do estudo Gestão do Território. A pesquisa identifica os municípios que exercem papel central na istração pública e empresarial no Brasil, classificando-os conforme sua importância na rede urbana do país.

O levantamento aponta que, em 2024, apenas 39,1% das cidades brasileiras (2.176 municípios) desempenhavam essa função, um número ligeiramente menor do que em 2014, quando esse percentual era de 39,6% (2.204 municípios). Isso significa que a quantidade de cidades com influência sobre outras diminuiu nos últimos dez anos.

 

A gestão do território estuda como as cidades brasileiras se organizam e se conectam, identificando os fluxos de gestão entre elas e classificando os centros urbanos de acordo com sua importância na istração do espaço.

Assim, é possível entender quais regiões exercem maior influência no país, concentrando a capacidade de comando e controle, além de considerar tanto a atuação do Estado quanto das empresas privadas na dinâmica territorial.

Cidades com maior influência empresarial

Neste estudo do IBGE, a gestão empresarial analisa o papel das empresas na economia, avaliando seu impacto na geração de empregos e na movimentação financeira. Além disso, busca entender como elas contribuem para o valor adicionado bruto, a produtividade do trabalho e a receita líquida, elementos fundamentais para o crescimento econômico e a competitividade dos negócios.

Desta forma, na esfera empresarial, São Paulo (SP) lidera o ranking das cidades que concentram a gestão de empresas no país, seguido por Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Além da capital paulista, municípios da região metropolitana, como Barueri, Osasco e Guarulhos, também exercem forte influência.

O estudo também analisou as chamadas empresas multilocalizadas, ou seja, aquelas que possuem unidades em diferentes municípios. Em 2012, essas empresas representavam 1,86% do total pesquisado, número que subiu para 2,18% em 2021.

Apesar de parecer pequeno, esse percentual demonstra que elas estão presentes em praticamente todo o Brasil, já que atuavam em 99,9% dos municípios naquele ano. Entre os setores de maior destaque dessas empresas em 2021, estavam o transporte e o comércio varejista de vestuário, além de três segmentos ligados à saúde.

Em gestão pública, Brasília lidera

A gestão pública está voltada para a istração eficiente dos setores públicos, garantindo que os serviços essenciais funcionem bem e atendam às necessidades da população. Isso envolve o controle e a coordenação de políticas e ações governamentais para promover o bem-estar social e o desenvolvimento do país.

No setor público, Brasília (DF) se mantém como principal centro de decisões do país, seguida por Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).

4 imagens
Lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo
Galo da Madrugada, em Recife
1 de 4

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 4

Lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles
3 de 4

marchello74/Getty Images
4 de 4

Galo da Madrugada, em Recife

Diego Nigro/ PCR

De forma geral, a liderança da Gestão do Território no Brasil segue concentrada em três grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Destaques fora das capitais

Entre os municípios que ocupam posições mais elevadas na hierarquia da gestão territorial, Campinas (SP) se destaca como a única cidade que não é capital.

Já Itajaí (SC) aparece como o município mais influente entre aqueles que não são capitais nem fazem parte de metrópoles, ocupando a 26ª posição nacional.

O bom desempenho de Itajaí se deve, principalmente, ao grande número de empresas multilocalizadas presentes na cidade, superando até mesmo algumas capitais, como Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belém (PA).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?