body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Médico sobre pós-operatório de Bolsonaro: “Sem previsão de deixar UTI”

O ex-presidente Bolsonaro ou por cirurgia que durou 12 horas, sem intercorrências. Ele está internado em Brasília desde sábado (12/4)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
foto-equipe-cirurgia-bolsonaro2
1 de 1 foto-equipe-cirurgia-bolsonaro2 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O Hospital DF Star, em Brasília, divulgou um novo boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (14/4). Segundo a equipe que o atende, Bolsonaro segue na unidade de terapia intensiva (UTI) por causa de um pós-operatório delicado. O estado de saúde é estável.

“Cirurgia extremamente complexa. Tinha muita aderência (no intestino), mas o resultado foi excelente”, disse Leandro Echenique, médico cardiologista. “Não houve complicação, e todas as medidas preventivas serão tomadas”, completou.

“Ele está acordado, consciente e já fez uma outra piadinha ali”, afirmou.

14 imagens
Equipe médica responsável pelo ex-presidente Jair Bolsonaro concede entrevista coletiva no Hospital DF Star sobre a cirurgia
Médico Claudio Birolini — responsável pela operação realizada no último sábado (12/4) — afirmou que o problema de Bolsonaro não foi 100% resolvido
Bolsonaro
1 de 14

Equipe médica à frente de cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro no Hospital DF Star, em Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 14

Equipe médica responsável pelo ex-presidente Jair Bolsonaro concede entrevista coletiva no Hospital DF Star sobre a cirurgia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 14

Médico Claudio Birolini — responsável pela operação realizada no último sábado (12/4) — afirmou que o problema de Bolsonaro não foi 100% resolvido

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 14

Reprodução/ Redes sociais
5 de 14

6 de 14

Bolsonaro

Reprodução/Sesed
7 de 14

Screenshot

Reprodução/Sesed
8 de 14

Screenshot

Reprodução/Sesed
9 de 14

Bolsonaro com enfermeiros - Metrópoles

Reprodução
10 de 14

Jair Bolsonaro

Reprodução
11 de 14

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Reprodução
12 de 14

Reprodução
13 de 14

Claudio Birolini, médico-chefe da equipe cirúrgica de Jair Bolsonaro

Reprodução/CNN
14 de 14

Material enviado ao Metrópoles

Claudio Birolini, médico-chefe da equipe cirúrgica (foto em destaque), detalhou o procedimento cirúrgico. “Eu já tinham em mente que seria um procedimento bastante complexo. O intestino dele estava bastante sofrido, o que leva a crer que ele já estava com esse quadro há alguns meses”, explicou.

Segundo Birolini, a UTI onde está Bolsonaro fica dentro do quarto do ex-presidente. “Ele está sem previsão de deixar UTI”, ressaltou.

“E agora nós temos essa primeira fase do pós-operatório, que são essas primeiras 48 horas, que são bastante críticas em função de tudo isso que o doutor Leandro comentou. Então, a gente tem de ficar alerta, tem de ficar de olho. E aí, depois dessas primeiras 48 horas, a gente entra numa fase de pós-operatório, que é uma fase um pouquinho mais tranquila, mas já antecipo para vocês que não tenham grandes expectativas de uma evolução rápida”, detalhou.

“A gente precisa deixar o intestino dele descansar, desinflamar, retomar a atividade, para só depois pensar em realimentação por via oral e, enfim, daí para a frente, retomada de outras atividades. Nesse momento ele será mantido com uma nutrição parenteral, que é nutrição na veia, sem expectativa”, completou Birolini.

Segundo o médico, “o ponto de início é a facada”. “O objetivo dessa cirurgia foi reverter todos esses fatores que poderiam contribuir para uma nova ocorrência de um quadro assim. Então, o ponto inicial, que fique claro para todos, foi a facada”, reforçou o médico.

Cirurgia de 12 horas

Nesse domingo (13/4), o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas. O procedimento médico começou às 10h e teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.

A equipe médica divulgou, às 21h40, o primeiro boletim médico do ex-presidente. O procedimento de grande porte ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.

Bolsonaro está internado em Brasília desde a noite de sábado (12/4), depois de ser transferido de Natal (RN), onde precisou ser hospitalizado às pressas na sexta-feira (11/4), para tratar quadro de sub obstrução intestinal.

O ex-presidente ou mal enquanto cumpria agenda no interior do Rio Grande do Norte e foi transferido de helicóptero para Natal. Ele se queixou de fortes dores.

O médico pessoal do ex-presidente, Cláudio Birolini, chegou a afirmar que, apesar de não ter acompanhado presencialmente as outras ocasiões, o quadro enfrentado por Bolsonaro na sexta foi o pior desde a facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?