Gripe aviária no TO “está sob controle”, diz órgão de fiscalização
Ministério da Agricultura afirmou que se trata de uma situação com “baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade”
atualizado
Compartilhar notícia

Nesta segunda-feira (19/5), a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) informou que um foco de gripe aviária foi identificado em um abatedouro avícola, no município de Aguiarnópolis, na divisa com Maranhão. O órgão acrescentou que “a situação está sob controle e não representa risco à saúde humana”.
O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec investigava em um lote de 40 mil aves e detectou sete animais com sintomas compatíveis com a gripe aviária. Imediatamente, as amostras foram coletadas e, em menos de 48 horas, enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP).
A constatação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontava duas novas suspeitas de gripe aviária, em Tocantins e outra no Rio Grande do Sul. No entanto, a pasta disse que se tratava de um dos tipos de influenza com “baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade (IAAP), tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação”, disse em nota.
A propriedade foi totalmente interditada para fins de prevenção e as carcaças do lote foram isoladas no abatedouro até a conclusão da investigação. Todas as ações seguem os protocolos sanitários estabelecidos, dentro da normalidade e das rotinas técnicas da Agência.
O número de animais que apresentaram enfermidade, os sintomas encontrados, e os achados de necrópsia estão de acordo com a constatação preliminar do Mapa que tem a baixa probabilidade do animal causar doença em um hospedeiro (patogenicidade).
“A Adapec reafirma seu compromisso com a transparência e tem trabalhado para assegurar a sanidade do plantel avícola do estado do Tocantins, por meio de treinamento técnico, fiscalização intensificada nas barreiras fixas e móveis, mapeamento de aves migratórias, vigilância ativa em granjas e na criação de subsistência, educação sanitária, atendimento à notificações e estudos soroepidemiológicos sobre influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade e Newcastle. Por fim, a população pode ficar tranquila: todos os procedimentos sanitários estão sendo adotados com rigor e responsabilidade”, disse, em nota a agência.
O que é a gripe aviária
A influenza aviária, conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Em casos mais raros também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.
Os principais sintomas entre humanos são: febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dificuldade para respirar. Os sinais apresentados pelas aves incluem: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, e alta mortalidade.