body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo Lula avalia que anistia não morreu, mas celebra vitória

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou que vai segurar anistia ao 8 de Janeiro, em vitória do governo Lula sobre o PL

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de jantar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de jantar - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Emissários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consideram que é cedo para dizer que o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro morreu. Mas celebram, nos bastidores, a vitória desta quinta-feira (24/4), após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar que não pautaria a urgência do projeto, para possibilitar votação diretamente no plenário da Casa, sem precisar ar pelas comissões.

A decisão de Motta foi anunciada na reunião de líderes, frustrando o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e do líder Sóstenes Cavalcante. A decisão foi costurada pelo presidente da Câmara e pelo governo com os chefes das bancadas do Centrão. Os representantes dos partidos, com exceção do próprio Partido Liberal e do Novo, consideraram que o tema não deveria ser debatido agora e com o texto atual.

A avaliação de Motta e do Centrão é que uma eventual anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, além de acirrar os ânimos da Câmara, gerando divisões internas, também levaria o Congresso a uma nova crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF). É na Suprema Corte onde correm os inquéritos e ações penais contra os participantes no 8 de janeiro.

O governo é contra porque, além de ter sido o alvo direto da manifestação golpista, também considera que uma eventual anistia poderia ser utilizada para beneficiar Bolsonaro. O ex-presidente é alvo de inquéritos sobre a suposta tentativa de golpe, e também está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Parte dos partidos do Centrão se demonstrou contrária à ideia da anistia, enquanto alguns líderes se demonstraram abertos a discutir o tema com um novo texto, que deixe mais claro quem seria beneficiado. Essas siglas consideram que um perdão para quem apenas participou do 8 de Janeiro, sem beneficiar quem orquestrou ou financiou o ataque aos Três Poderes, é mais aceitável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?