body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo lança plano para combater fraudes no Bolsa Família e no BPC

Grupo de Trabalho (GT) foi formado para aperfeiçoar a gestão e a fiscalização do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roberta Aline / MDS
Imagem colorida de pessoa com o cartão do Bolsa Família - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa com o cartão do Bolsa Família - Metrópoles - Foto: Roberta Aline / MDS

Com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios sociais, o governo Lula (PT) lançou nesta semana um plano de ação para fiscalizar o Bolsa Família e o Cadastro Único (CadÚnico), do qual fazem parte 91 milhões de brasileiros que vivem na pobreza, na fome ou em vulnerabilidade.

Como parte desse plano, foi formado, nessa terça-feira (18/3), um grupo de trabalho (GT) destinado a aperfeiçoar a gestão e a fiscalização do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O grupo será coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e terá também participação importante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que é a pasta responsável pelos benefícios sociais.

O BPC, junto ao Bolsa Família, é um dos pilares da política de assistência social do governo federal e depende do Cadastro Único para ser executado. A atual gestão acusa o governo Jair Bolsonaro (PL) de ter usado indevidamente o CadÚnico, que permite a seleção e a inclusão de pessoas de baixa renda em mais de 40 programas do governo federal.

“Na gestão anterior, o Cadastro Único foi distorcido e usado para fins inadequados. Por isso, o MGI seguirá apoiando o MDS nesse esforço de reconstrução”, afirmou a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, defendeu um esforço de dar direito a quem tem direitos.

“O dinheiro precisa chegar a quem realmente tem o direito. O esforço de 2025, sob o comando do presidente Lula, é tirar o Brasil do Mapa da Fome e, com esse plano, alcançaremos mais eficiência e melhores resultados para os mais pobres”, destacou.

Desde 2024, o governo tem intensificado o monitoramento do CadÚnico a fim de identificar movimentações atípicas, incluindo possíveis crimes cibernéticos. O Ministério da Gestão quer consolidar mecanismos que fortaleçam a gestão do BPC, com a correta destinação dos recursos e um reforço da segurança e da transparência na gestão do benefício.

Entre as medidas previstas, estão a implementação de processos automatizados para atualização cadastral, o que potencialmente reduzirá falhas e facilitará o o às informações pelos beneficiários.

Também será ampliado o uso de tecnologias para identificar inconsistências nos dados, com vistas a fortalecer a integração entre o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o MDS, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Além disso, entrou em operação neste mês de março a nova versão do CadÚnico, que permite o cruzamento automático de dados de diferentes bases do governo federal, como Receita Federal, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a automatização dos processos, a promessa é que a integração de dados, que antes levava dois ou três meses, agora seja feita em poucos dias.

O Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único será estruturado em três eixos principais:

  1. qualificação das informações do Cadastro Único e do Bolsa Família;
  2. aprimoramento da fiscalização e do monitoramento dos programas sociais; e
  3. prevenção de fraudes, com detecção antecipada de riscos.

O plano também inclui seis ações estratégicas, como o fortalecimento da participação social, combate à desinformação e alinhamento do controle e fiscalização.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?