Gleisi sai e Humberto Costa assume como presidente interino do PT
Senador assume o cargo deixado por Gleisi Hoffmann (PT-PR), que articulará política no Planalto
atualizado
Compartilhar notícia

O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido como o novo presidente em exercício do PT nesta sexta-feira (7/3), na sede da sigla, em Brasília (DF). Costa vai assumir mandato-tampão, que deve durar até julho.
Ele assume no lugar da então presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que se afastou do cargo para ser ministra do governo Lula.
Na semana ada, Gleisi foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela articulação política.
Na noite de quinta-feira (6/3), a corrente majoritária do partido, Construindo um novo Brasil (CNB), havia chancelado o apoio ao nome do Humberto Costa para a presidência da sigla.
Depois da reunião, Costa disse que sua principal missão no partido será preparar a legenda para a convenção do partido em julho.
“Minha principal responsabilidade, é de tentar fazer com que esse processo de eleição interna, ele se dê de forma democrática, ele seja um grande processo de mobilização nacional da nossa militância, dos nossos filiados, para fortalecer já o partido para a disputa de 2026, e nós, por si mesmos, termos um processo bastante participativo”, disse.
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, também era cotado para o cargo, mas acabou sendo desbancado.
Nas redes socais, Guimarães, que também chegou a ser cotado para o cargo que Gleisi vai ocupar, disse que o PT e Lula acertaram em suas escolhas. Segundo o petista, ambos “são preparados para o exercício das funções”.
“Trabalharemos para realização de um governo de grandes transformações, capaz de construir um futuro próspero e democrático para todas as brasileiras e brasileiros”, disse o parlamentar, que é vice-presidente da sigla.
Dentro do PT, há quem defenda que o novo presidente interino concorra na convenção, em julho, contra o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, que é uma aposta do presidente Lula para o partido.
Existe uma resistência ao nome do Edinho que divide principalmente filiados do Nordeste, que defendem que a região é onde o PT é mais forte no país. Por isso, é de lá que deveria ser o novo presidente.
Perguntado se poderia concorrer em julho, o senador disse que seu compromisso é em conduzir o processo interno para a eleição.
“Esse é o meu compromisso, até porque eu tenho muitas outras responsabilidades, dentro do Senado, fora do Senado, e eu assumi nesse momento essa responsabilidade para conduzir o partido até essa data”, declarou.
Quem é Humberto Costa?
O senador Humberto Costa, 67 anos, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário das Cidades do governo de Eduardo Campos em Pernambuco e ministro da Saúde do primeiro governo Lula.
Em 2024, Costa foi o coordenador eleitoral do grupo de trabalho do PT para as eleições municipais. Em 2022, ele também já havia ocupado esse cargo, nas eleições nacionais.