body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi reage a rompimento do PDT com base de Lula e pede diálogo

Articuladora política do governo Lula disse que espera seguir dialogando com o PDT, que abandonou base governista após queda de Lupi

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que seguirá dialogando com o PDT após o partido anunciar que deixou a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara.

A sigla decidiu se afastar do Planalto formalmente nesta terça-feira (6/5), quatro dias após a demissão de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência, no âmbito do escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

“Respeitamos o posicionamento da bancada, e seguimos dialogando com o PDT, contando com o apoio do partido nas matérias de interesse do país”, afirmou Gleisi Hoffmann ao Metrópoles, por meio da assessoria.

O governo decidiu manter a Previdência Social sob comando dos pedetistas, avaliando que o desgaste valeria a pena diante da iminência de perder uma bancada com 17 membros, num cenário de difícil relação com o Congresso.

Nos bastidores, deputados do PDT afirmaram que a nomeação de Wolney Queiroz como novo titular da Previdência Social não foi combinada com a bancada, ainda que ele  tenha sido secretário-executivo de Lupi na pasta. O novo ministro também liderou os pedetistas quando foi deputado federal, mas não conseguiu arregimentar os ex-colegas de Câmara.

De acordo com interlocutores, a decisão de abandonar o alinhamento formal ao governo Lula foi tomada numa reunião da bancada e de maneira unânime. Como mostrou o Metrópoles, após a crise causada pela operação da Polícia Federal contra a fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o PDT ameaçava deixar a base governista caso Lupi fosse demitido.

Antes de o escândalo estourar, o partido demonstrava insatisfação e pleiteava até mais espaços para permanecer no governo. A bancada reclamava que chegou às vésperas da eleição de 2026 como uma das mais fiéis ao Planalto, mas sem a devida representatividade na Esplanada. Eles cobraram outra pasta ou órgão com “capilaridade”, isto é, capacidade de conversão em votos para o próximo pleito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?