body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Erika Hilton protocola PEC que prevê o fim da escala de trabalho 6×1

Requerimento para criação da PEC atingiu 234 s, 53 a mais que o mínimo exigido, de 171 deputados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Deputada Federal Erika Hilton acompanhados dos líderes dos partidos de esquerda esclarecem os próximos os da PEC que acaba com a escala 6×1 Câmara Deputados Metropoles 10
1 de 1 Deputada Federal Erika Hilton acompanhados dos líderes dos partidos de esquerda esclarecem os próximos os da PEC que acaba com a escala 6×1 Câmara Deputados Metropoles 10 - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) protocolou, na tarde desta terça-feira (25/2), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim das escalas de trabalho 6×1, em que se folga apenas um dia da semana e se trabalham seis.

Para começar a tramitar na Câmara dos Deputados, o requerimento de criação de uma PEC precisa ser assinado por, ao menos, um terço dos parlamentares da Casa Legislativa onde foi apresentado. No caso da Câmara, o número de s mínimas é de 171 deputados. A PEC contra a escala 6×1 conquistou 234 s, 53 a mais que o mínimo.

 

Depois de alcançar o número mínimo, o requerimento é protocolado, e a proposta a a tramitar de fato. O texto precisa ser enviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. As comissões permanentes da Câmara ainda não foram instaladas. Cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fazer o envio do texto para a CCJ.


Entenda a proposta

  • A redação original do texto prevê mudar a jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil.
  • O limite seria de oito horas diárias e 36 horas semanais “facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
  • Erika Hilton ite, porém, a possibilidade de aceitar cinco dias de trabalho e dois de descanso para melhorar a aceitação da proposta entre as diferentes bancadas da Câmara.

Logo depois de protocolar a proposta, Hilton disse à jornalistas que ainda não conversou com Motta sobre a PEC, mas que pretende fazer esse diálogo depois do feriado de Carnaval.

A deputada do PSol também afirmou que espera que a Casa “tenha a coragem de enfrentar” o tema, já que a escala 6×1 é algo “obsoleto” para a classe trabalhadora.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) disse que o seu grupo vai procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para que o Planalto entre no debate e e a defender o avanço do tema.

A expectativa é que sejam feitas manifestações em 1º de maio, dia em que é comemorado o Dia do Trabalhador, em defesa do fim da escala 6×1.

Ao lado de Hilton, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que “vai se empenhar” para que a PEC avance dentro da Casa, porque a discussão da redução de jornada “não é uma questão partidária” mas sim “de todos os brasileiros”.

Tramitação

A análise feita pela CCJ abarca apenas a issibilidade da proposta, retirando trechos que possam ser inconstitucionais. Após a aprovação da PEC na CCJ, o presidente da Câmara precisa autorizar a criação de uma comissão especial para analisar o tema.

As lideranças partidárias indicam os participantes da comissão especial, que analisa o mérito da proposta: ou seja, o conteúdo do texto. Aprovada nesta instância, precisa ser pautada no plenário da Câmara e aprovada por ao menos 308 deputados (três quintos do total) em dois turnos de votação.

A PEC também precisa ser aprovada de forma semelhante no Senado Federal, até que as duas Casas Legislativas cheguem a um consenso do texto, sem alterações. Por fim, é promulgada como emenda constitucional em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?