body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Entenda motivo por trás da forte onda de calor no Rio Grande do Sul

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve persistir no Rio Grande do Sul até segunda (10/2)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Sol. Onda de calor
1 de 1 Sol. Onda de calor - Foto: Getty Images

O Rio Grande do Sul está enfrentando forte calor que atinge boa parte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor que vai se estender até a próxima segunda-feira (10/2). A falta de chuva em países vizinhos pode explicar a seca extrema.


Entenda o que está causando a forte onda de calor

  • De acordo com o Inmet, a onda de calor no Rio Grande do Sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do estado gaúcho, elevando a incidência da radiação solar que contribui para a elevação das temperaturas na região.
  • As menores precipitações e nebulosidade no RS se explicam pela combinação de fatores, como os sistemas Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e La Niña.
  • A tendência é que os termômetros na região ultraem os 40°C.

As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas são toda a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Nesse intervalo, somente na sexta-feira (7/2) as temperaturas poderão ficar mais amenas, em torno de 29°C na capital, segundo a previsão meteorológica. No entanto, a sensação térmica segue elevada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?