Entenda motivo por trás da forte onda de calor no Rio Grande do Sul
De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve persistir no Rio Grande do Sul até segunda (10/2)
atualizado
Compartilhar notícia

O Rio Grande do Sul está enfrentando forte calor que atinge boa parte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de onda de calor que vai se estender até a próxima segunda-feira (10/2). A falta de chuva em países vizinhos pode explicar a seca extrema.
Entenda o que está causando a forte onda de calor
- De acordo com o Inmet, a onda de calor no Rio Grande do Sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do estado gaúcho, elevando a incidência da radiação solar que contribui para a elevação das temperaturas na região.
- As menores precipitações e nebulosidade no RS se explicam pela combinação de fatores, como os sistemas Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e La Niña.
- A tendência é que os termômetros na região ultraem os 40°C.
As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas são toda a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Nesse intervalo, somente na sexta-feira (7/2) as temperaturas poderão ficar mais amenas, em torno de 29°C na capital, segundo a previsão meteorológica. No entanto, a sensação térmica segue elevada.