body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em vitória de Motta e Lula, Câmara fura obstrução da oposição

Oposição tentou paralisar análise de propostas na Câmara, mas Motta e governo Lula chegaram a quórum para votar Projeto da Reciprocidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
1 de 1 O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O plenário da Câmara atingiu o quórum de 257 pessoas na tarde desta quarta-feira (2/4), atingindo o número necessário de parlamentares presentes para dar início à análise do Projeto de Reciprocidade. O marco é uma vitória do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desejam responder à guerra comercial dos Estados Unidos.

Principal partido de oposição, o PL entrou em obstrução para impedir a análise de projetos no plenário da Câmara e nas comissões. É uma estratégia, encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para pressionar a votação do projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. A proposta está parada na Casa, e aguarda deliberação do presidente.

A obstrução é uma espécie de greve, que ocorre quando parlamentares não registram presença para evitar início das votações. “O quórum para início de deliberação (para se entrar na Ordem do Dia) é o de maioria absoluta dos membros – o próximo número inteiro superior à metade. No Plenário da Câmara, portanto, é de no mínimo 257 Deputados com presença registrada no eletrônico”, explica o regimento.

Ao Metrópoles, Motta afirmou que respeita a a posição do PL, mas disse que a Câmara não ficaria paralisada diante da guerra comercial proposta por Donald Trump. Nesta quarta, os EUA devem divulgar o novo “tarifaço”, que deve atingir o Brasil e mais países com aumento na tributação.

“Avalio [a obstrução] como legítima. O PL tem o direito de se manifestar diante daquilo que regimentalmente lhe é garantido dentro da Casa, e cabe a nós, que temos a responsabilidade de tocar os trabalhos, não permitir que a Casa seja paralisada, apesar de respeitar a posição do partido. Então, enquanto presidente, nós temos uma pauta divulgada, que há a expectativa de votações importantes”, disse Motta.

Bolsonarista assinou pedido de votação

O deputado Junio Amaral (PL-MG) consta como um dos apoiadores da urgência do Projeto de Reciprocidade. A votação da proposta foi o principal motivo de articulação para derrubar a obstrução promovida pela oposição.

Procurada, a líder da minoria na Casa, Caroline de Toni (PL-SC), minimizou a situação. A parlamentar afirmou que o apoio ao pedido de urgência não significa, necessariamente, um movimento contrário à obstrução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?