body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Cursos técnicos: 85% dos formados estão no mercado de trabalho

De acordo com a pesquisa, a renda média salarial dos ex-alunos de cursos técnicos chega a ser quase dois salários mínimos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oferecimento:
Instituto J&F
Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
imagem colorida de cursos técnicos com alta empregabilidade do senai
1 de 1 imagem colorida de cursos técnicos com alta empregabilidade do senai - Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF

De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, a taxa de formados em cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que estão empregados aumentou para 85,6%. Essa é a maior porcentagem desde 2002, quando saiu a primeira edição do levantamento.

Os cursos técnicos têm proximidade com o mercado de trabalho que fazem com que os alunos estejam presentes em diversas áreas, entre elas o ramo industrial.

Os conhecimentos específicos voltados para a prática e a curta duração proporcionam alta demanda e rápida empregabilidade, evidenciados na pesquisa com os egressos.

O levantamento consultou mais de 211 mil ex-estudantes em 2023 e 2024. Desses profissionais, 75% ocupam vagas formais e têm carteira assinada, aumento de 1,1% em relação à 21ª edição da pesquisa.

“Está claro que investir em educação profissional e tecnológica é essencial para construir um futuro mais sólido. O Senai trabalha continuamente para acompanhar as tendências do mercado e oferecer cursos que incorporam as mais recentes inovações, formando profissionais que aprendem na prática desde o início e chegam prontos para conduzir as transformações do setor. Por isso, eles estão cada vez mais bem colocados no mercado de trabalho”, destaca o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal.

Outro ponto em destaque na pesquisa é a alta na renda média dos egressos. Foi feita uma comparação do salário do profissional durante o curso e após, e o resultado mostrou que a média dos vencimentos dos egressos é de quase dois salários mínimos, chegando a, aproximadamente, R$ 2.508.

Veja os setores com maiores chances de empregabilidade:

  • Telecomunicação: 98%
    A área é formada por profissionais que atuam como instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de dados; operadores de rede de teleprocessamento; e montadores de aparelhos de telecomunicações.
  • Celulose e papel: 97,5%
    O setor é liderado por operadores de máquinas de fabricar papel e papelão; preparadores de pasta para fabricação de papel; supervisores da fabricação de celulose e papel.
  • Refrigeração e climatização: 95,3%
    Existe uma alta demanda no mercado de trabalho por profissionais nessa área, principalmente de empresas e indústrias. Ele é responsável por projetar, instalar e realizar manutenção em sistemas de refrigeração e climatização.
  • Energia: 91,7%
    Nesta área estão os operadores de instalações de distribuição de energia elétrica.
  • Metalmecânica: 90%
    O setor é composto pelo desenvolvimento de projetos, manufatura e manutenção industrial; trabalhadores de soldagem e caldeiraria, planejamento da produção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?