body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Haddad nega pacote e diz que governo adotará medidas para cumprir meta

Segundo o ministro Haddad, não existe um novo pacote fiscal, mas que o governo avalia medidas para garantir o cumprimento da meta em 2025

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou, nesta quinta-feira (15/5), a existência de um novo pacote fiscal. Segundo ele, o governo federal apresentará apenas medidas para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, dentro das regras do arcabouço fiscal — como é chamada a nova forma de controle de endividamento público brasileiro.

“As únicas medidas que estão sendo preparadas, para levar ao conhecimento do presidente, que seria hoje [quinta-feira], mas em função do falecimento do Mujica [ex-presidente do Uruguai] ou para semana que vem, são medidas pontuais para cumprimento da meta fiscal, como fizemos no ano ado”, informou Haddad a jornalistas. Veja a entrevista:

“Não dá nem para chamar de pacote, porque são medidas pontuais, nenhuma de escala, voltadas exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal”, reforçou o ministro.

O titular da Fazenda afirmou que o governo estuda medidas voltadas “exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal”. A meta fiscal para 2025 é de déficit zero — equilíbrio entre despesas e receitas —, com banda que permite um déficit de até R$ 31 bilhões.

Vale lembrar que o arcabouço fiscal tem uma banda (intervalo de tolerância) que permite um rombo de até 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Em 2024, foi registrado um déficit primário de R$ 43 bilhões, o equivalente a 0,36% do PIB. Ainda assim, a meta fiscal do ano ado foi cumprida, pois a lei permitia algumas exclusões do cálculo final e um rombo limitado.

Ele disse que, neste ano, a equipe econômica vem se debruçando para identificar “onde estão alguns gargalos e problemas, tanto do ponto de vista da despesa como da receita, e vamos apresentar para o presidente [Lula]”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?