Galípolo anuncia novidades para o Pix. Confira quais
Segundo o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, está nos planos da autoridade monetária implementar mais funcionalidades para o Pix
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, antecipou, nesta quarta-feira (2/4), algumas novidades previstas para o Pix durante o mandato dele, que terminará em 2028. Ele indicou inovações como o Pix parcelado, mas não deu pistas sobre possíveis datas.
O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, em vigor desde 2020.
As informações foram adiantadas durante evento para celebrar os 60 anos de história, na sede da instituição em Brasília (DF), com a participação de ex-presidentes, integrantes da diretoria colegiada, servidores e convidados.
Novidades no Pix
Galípolo adiantou a agenda de inovação do BC. Entre elas, mais funcionalidades do Pix. Além do Pix por Aproximação, já lançado neste ano, o presidente do BC, citou os seguintes planos futuros:
- Lançamento do Pix Parcelado, que permitirá o parcelamento de compras nessa modalidade com taxas mais baixas e atrativas;
- Implementar o Pix como Garantia, onde o empreendedor poderá usar a chave Pix como garantia.
- Evoluir no processo de segurança do Pix, o BC pretende rastrear os recursos em função de golpes.
- Criar o Drex, o real digital.
60 anos do Banco Central
Durante a tarde, o Banco Central lançou o selo institucional em comemoração aos 60 anos da autoridade monetária. Ainda durante o evento, a autoridade monetária anunciou um programa de entrevistas entre Galípolo e ex-presidentes do BC.
O evento contou com a presença de autoridades. Estavam presentes os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (AGU).
Os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), representaram o poder Legislativo durante a cerimônia.
Também participaram ex-presidentes do BC Roberto Campos Neto, Ilan Goldfajn, Alexandre Tombini, Henrique Meirelles, Arminio Fraga, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Pedro Malan e Wadico Waldir Bucchi.