body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Desemprego cresceu em 12 estados no 1º trimestre deste ano, diz IBGE

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação (população que não trabalha, mas procura por emprego) no país chegou a 7%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Carteira de trabalho digital. Brasília(DF), 28/12/2023. Foto: I
1 de 1 Carteira de trabalho digital. Brasília(DF), 28/12/2023. Foto: I - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, nesta sexta-feira (16/5), que a taxa de desemprego cresceu em 12 unidades da Federação (UFs) e ficou estável em outras 15 na comparação com o último trimestre de 2024.

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação no país chegou a 7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE.

Segundo a Pnad, Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%) mostraram as maiores taxas, enquanto as menores foram de Santa Catarina (3%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%).

Para William Kratochwill, analista da pesquisa, o mercado de trabalho brasileiro “mostrou que está resiliente”.

Segundo ele, esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano.

“O aumento de 0,8 ponto percentual foi menor que a média dos aumentos (1,1 p.p.) para esse trimestre, o que garantiu que essa taxa de desocupação fosse a menor para um primeiro trimestre na série histórica”, explicou.

No recorte por gênero, a taxa de desocupação foi de 5,7% para os homens e 8,7% para as mulheres no 1º trimestre. Por cor ou raça, esse nível ficou abaixo da média nacional para os brancos (5,6%) e acima para os pretos (8,4%) e pardos (8%).

Por nível de instrução, a taxa de desemprego para pessoas com ensino médio incompleto (11,4%) foi maior que a dos demais níveis. Entre quem tem nível superior incompleto, a taxa foi de 7,9%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,9%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?