body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Conselho avalia subir teto de juros do consignado pelo INSS após Selic

Alta na Selic, anunciada na semana ada, pode levar Conselho da Previdência a subir o teto dos juros do consignado do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
juros_brasil
1 de 1 juros_brasil - Foto: null

Após nova alta na taxa básica de juros (Selic), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) avalia subir o teto de juros consignado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é ofertado a aposentados e pensionistas. O conselho se reúne a partir das 14h30 desta terça-feira (25/3) no Ministério da Previdência.

Em janeiro, os juros foram elevados pela primeira vez no governo Lula (PT). A taxa, que estava em 1,66% ao mês desde junho de 2024, ou para 1,80% a.m. (de 22,71% ao ano para 23,87% a.a.).

Desde 2023, o governo vinha diminuindo a taxa. As reduções seguiram acontecendo mesmo com o aumento gradativo da Selic, a partir de setembro de 2024. A taxa hoje está em 14,25% ao ano, o maior valor desde 2015, época da crise no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O conselho é presidido pelo ministro da Previdência Social e composto por representantes do governo federal, dos aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores.

Os bancos têm se queixado do limite atual, afirmando que esse teto, aliado à alta da Selic, tem prejudicado a oferta dessa modalidade de crédito, considerada uma das mais íveis no mercado. Eles pedem que o teto fique mais próximo dos 2% ao mês. O governo, porém, resiste a subidas e a reunião desta terça deverá ter embates.


Consignado do INSS

  • O crédito consignado pelo INSS permite o desconto direto nos benefícios e é uma alternativa amplamente utilizada por aposentados e pensionistas.
  • Atualmente, beneficiários do INSS podem comprometer até 45% da renda mensal com essa modalidade, sendo 35% em empréstimos pessoais, 5% no cartão de crédito e 5% no cartão de benefício.
  • No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC) o comprometimento da renda chega a 35%.

Selic deve continuar subindo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) indicou nesta terça que o ciclo de aperto monetário (ou seja, o aumento dos juros) “não está encerrado”, mas que a próxima elevação “seria de menor magnitude”.

Na última reunião, realizada entre 18 e 19 de março, o Copom fez o quinto aumento seguido da taxa Selic.

Se o cenário atual persistir, o comitê ainda antecipou um ajuste de menor magnitude na próxima reunião, nos dias 6 e 7 de maio. Dessa forma, o colegiado determinou que “a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?