body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Com categoria insatisfeita, Petrobras mantém decisão sobre teletrabalho

No mês ado, a diretoria da Petrobras informou que reduziria a carga de teletrabalho dos funcionários de três para dois dias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
O edifício-sede da Petrobras (Edise), no Centro do Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 O edifício-sede da Petrobras (Edise), no Centro do Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Após reunião com funcionários, a Petrobras manteve, nesta sexta-feira (7/2), a decisão de aumentar a carga de trabalho presencial. Atendendo um pedido da categoria, a empresa pediu um prazo adicional de três semanas para decidir se haverá a inclusão do tema como cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).


A crise da redução do teletrabalho na Petrobras

  • Em 9 de janeiro, a diretoria da Petrobras informou que aumentaria a escala de trabalho presencial de dois para três dias, com exceção para pessoas com deficiência (PCDs) e pais de PCDs. Assim, os dias de teletrabalho seriam reduzidos de três para dois.
  • Embora tenha sido alvo de críticas, a companhia afirmou que essa carga tem sido seguida por gerentes desde setembro de 2024.
  • O plano da Petrobras era que a medida asse a valer a partir de 7 de abril para empregados sem função gratificada e em 10 de março para funcionários com funções.
  • A alteração na carga de trabalho, considerada uma “decisão unilateral”, desagradou os funcionários da companhia.
  • Em reação ao adiamento da primeira reunião, o movimento sindical petroleiro instaurou “estado de greve”.

A reunião desta sexta ocorreu entre a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a equipe de gestão de recursos humanos da Petrobras. No encontro, a FUP solicitou que a companhia não dê encaminhamento às mudanças na carga.

3 imagens
Funcionário abastece tanque em centro de Distribuição da Petrobras
1 de 3

Aline Massuca/ Metrópoles
2 de 3

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Funcionário abastece tanque em centro de Distribuição da Petrobras

Gustavo Moreno/Metrópoles

Para Cibele Vieira, diretora da FUP, a reunião com a companhia não foi deliberativa.

“Solicitamos que, nesse período, a empresa não dê encaminhamento a mudanças unilaterais na escala do teletrabalho e não dê continuidade à divulgação do termo de adesão individual, que, por essência, se contrapõem a uma negociação coletiva”, explicou Vieira.

FUP vê resistência da Petrobras e estado de greve continua

A categoria afirmou que a “resistência” da Petrobras em negociar coletivamente as mudanças no regime de teletrabalho da empresa “tem gerado ansiedade e insegurança” entre os funcionários.

“A federação continuará mobilizando a categoria petroleira, para que as regras do teletrabalho sejam estabelecidas por meio de negociações coletivas com os sindicatos, inclusive com a inclusão do tema como cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)”, completou.

A FUP também informou que o estado de greve segue vigente. “Enquanto isso, os petroleiros continuam em estado de greve nas bases istrativas e escritórios da Petrobras, de acordo com decisão tomada em assembleias da categoria”, destacou.

Em nota, a Petrobras afirmou que a Diretoria Executiva aprovou ajustes ao modelo híbrido de trabalho. “Os mencionados ajustes visam aprimorar a integração das equipes e os processos de gestão, além de contribuir para a agilidade na entrega de importantes resultados para a companhia, que está em fase de crescimento de projetos”, disse.

“A Petrobras segue monitorando as tendências de mercado e evoluções dos modelos de trabalho, buscando compatibilizar as necessidades e desafios da empresa com os dos empregados.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?