body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Banco Central reduz projeção de crescimento do PIB em 2025 para 1,9%

Dessa forma, o Banco Central segue dizendo que a perspectiva de crescimento do PIB deste ano será menor do que a de 2024 (3,4%)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de um dado com a inscrição "PIB" sobre uma moeda de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem de um dado com a inscrição "PIB" sobre uma moeda de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Banco Central (BC) revisou para baixo a projeção do crescimento da economia brasileira em 2025. As informações fazem parte do Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (27/3).

A estimativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste ano foi reduzida de 2,1% (em dezembro do ano ado) para 1,9%. Segundo o BC, essa mudança “reflete uma redução no crescimento esperado para os setores mais cíclicos”.


Relatório de Política Monetária

  • No ano ado, o BC anunciou a mudança na nomenclatura do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), agora Relatório de Política Monetária (RPM). Segundo a autoridade monetária, a mudança ocorre para se alinhar com “a prática internacional”.
  • Os moldes do Relatório de Política Monetária são os mesmos do Relatório de Inflação.
  • O RPM reúne as decisões de política monetária adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), bem como o desempenho da nova sistemática da meta inflacionária, as considerações sobre a evolução do cenário econômico e as projeções para a inflação.
  • A partir deste ano, o BC deve divulgar, até o último dia útil de cada trimestre, o relatório de política monetária.

Dessa forma, a autoridade monetária segue dizendo que a perspectiva de crescimento neste ano será menor do que a de 2024. No ano ado, o PIB avançou 3,4%, conforme o medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A desaceleração esperada continua associada à política monetária mais contracionista [aumento dos juros], ao menor impulso fiscal, ao reduzido grau de ociosidade dos fatores de produção e à moderação do crescimento global. Todavia, a incerteza em torno do cenário central aumentou, considerando fatores externos e domésticos”, destacou o documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?