body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Além do PIB: veja como principais indicadores se comportaram em 2024

O resultado do PIB de 2024 é a última divulgação referente aos principais indicadores econômicos do país no ano anterior

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
imagem colorida moeda de um real com gráfico no segundo plano
1 de 1 imagem colorida moeda de um real com gráfico no segundo plano - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A economia brasileira avançou 3,4% em 2024 e totalizou R$ 11,7 trilhões, segundo o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, divulgado nesta sexta-feira (7/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do PIB de 2024 é a última divulgação referente aos principais indicadores econômicos do país. Sabendo disso, o Metrópoles mostra a seguir como cada indicador se comportou no ano ado.


Indicadores econômicos em 2024

  • A inflação fechou o ano ado em 4,83% — 0,33 ponto percentual acima do teto da meta. A meta inflacionária era de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual, tendo 1,5% como piso e 4,5% como teto.
  • A taxa básica de juros do país, a Selic, fechou em 12,25% ao ano — voltando ao mesmo patamar de novembro de 2023. Essa foi a terceira alta consecutiva na taxa de juros. Já em janeiro deste ano, a taxa foi elevada para 13,25%, confirmando a expectativa por novas altas no início de 2025.
  • O desemprego no Brasil recuou para 6,6% na taxa anual de 2024 — menor índice da série histórica iniciada em 2012, quando teve média anual de 7,4%.
  • No acumulado de 2024, o Brasil abriu 1,69 milhão de empregos formais (com carteira assinada) — alta de 16,5% em comparação a 2023, quando foram criados 1,45 milhão de postos.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, e uma queda implica encolhimento da produção econômica da nação.

Para 2025, é esperado que haja uma desaceleração na economia nacional. As estimativas para o crescimento do PIB deste ano variam de 2,1% a 2,5% (projeções do Banco Central e do Ministério da Fazenda).

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, avançou 4,83% no ano ado e, assim, configurou estouro do teto da meta — oitava vez que o alvo para o IPCA foi descumprido desde a implementação do sistema de metas de inflação, em 1999.

O resultado de 2024 foi influenciado principalmente pela alta de 7,69% do grupo Alimentação e bebidas. A inflação dos alimentos exerceu o maior peso no acumulado do ano ado.

Segundo dados do IBGE, os grupos Alimentação e bebidas (7,69%), Saúde e cuidados pessoais (6,09%) e Transportes (3,30%) responderam por, aproximadamente, 65% do valor total do IPCA de 2024.

A projeção do mercado financeiro para a inflação deste ano está em 5,65% — bem acima do teto da meta inflacionária de 2025, que é de 4,50%. O próprio Banco Central indicou que a meta tem 50% de chance de ser descumprida em 2025.

Taxa Selic

Em 2024, a taxa básica de juros do país começou a 11,75% ao ano. Ao todo, houve três cortes, em janeiro, março e maio. Em junho e julho, a Selic foi mantida em 10,50% ao ano. Logo depois, o BC iniciou um ciclo de altas.

No ano ado, os juros fecharam em 12,25% ao ano. O aumento da Selic foi uma resposta à alta dos preços de bens e serviços, isso porque a taxa é o principal instrumento do BC para controlar o avanço da inflação e mantê-la dentro da meta.

A Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que reúne os oito diretores e o presidente do Banco Central. As reuniões ocorrem a cada 45 dias (confira o calendário de 2025 abaixo).

Em 2025, o Copom manteve o aperto monetário (ou seja, o aumento dos juros) e elevou a taxa de juros para 13,25% ao ano já em janeiro. Há expectativa de mais um aumento, de pelo menos 1 ponto percentual, na reunião de março.

Imagem colorida das datas das reuniões e atas do Copom em 2025 - Metrópoles
O Copom se reúne oito vezes no ano. O comitê decide, a cada 45 dias, a taxa Selic vigente

Desemprego e vagas de emprego

O nível de desemprego recuou para 6,6% em 2024 — uma queda de 1,2 ponto percentual em relação a 2023 (7,8%).

Além disso, o Brasil teve o menor número de desempregados desde 2014, com um contingente de 7,4 milhões de pessoas desocupadas (que não estavam trabalhando e que procuravam por emprego).

No recorte de vagas de empregos formais criadas, o Brasil criou 1,69 milhão de vagas no ano ado, após dois anos de desaceleração. Com isso, a abertura de postos de trabalho com carteira assinada voltou a crescer em 2024.

O saldo de janeiro a dezembro de 2024 foi decorrente de 25,57 milhões de issões e 23,87 milhões de desligamentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?