body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Procuração que dá “poderes amplos” a Ronaldo confirma mais um vínculo do cartola com o Cruzeiro

Procuração atesta vínculo de Ronaldo com o clube mineiro, mesmo após a venda em 2024: “Poderes amplos e específicos para agir em seu nome”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Angel Martinez/Getty Images
Foto colorida de Ronaldo Fenômeno fazendo careta - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Ronaldo Fenômeno fazendo careta - Metrópoles - Foto: Angel Martinez/Getty Images

O projeto de candidatura de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem mais um entrave para lidar. Além da relação comercial e empresarial com outros jogadores de futebol, conforme o mostrado pelo Metrópoles no dia 13 de janeiro e que pode configurar conflito de interesse, existem, ainda, documentos que demonstram a ligação dele com o Cruzeiro Esporte Clube, mesmo após a venda celebrada em 2024.

Uma procuração, à qual a reportagem teve o, assinada em 1º de julho de 2024 pela BPW Sports Participações Ltda., compradora das ações do clube, e pela Tara Sports Brasil Participações S.A., antiga empresa de Ronaldo que detinha as ações do time, dá a ele “poderes amplos e específicos” para agir em nome das empresas no cumprimento da alienação fiduciária e das garantias do contrato.

O texto da procuração aponta que, havendo ou não inadimplência no pagamento da venda do Cruzeiro, Ronaldo pode celebrar qualquer documento e realizar quaisquer atos em nome das empresas com relação à alienação fiduciária constituída nos termos do contrato. A autorização é válida pelo prazo das obrigações garantidas ou até o integral pagamento do valor devido.

Veja: 

Trecho da procuração assinada pela compradora do Cruzeiro em nome de Ronaldo Nazário

“Poderes” de Ronaldo em caso de inadimplência

A mesma procuração prevê, ainda, poderes específicos a Ronaldo, em caso de inadimplência. Não havendo o cumprimento do acordo ou pagamento das parcelas, conforme o celebrado em contrato, ele pode, por exemplo:

  • excutir, ceder, transferir ou vender as ações e direitos dados em garantia ou concordar com sua excussão, cessão, transferência ou venda judicial ou extrajudicialmente, mediante venda ou negociação pública ou privada, inclusive judicialmente por procuradores;
  • contratos ou acordos relativos à venda ou transferências de ações e direitos dados em garantia e, sempre que necessário, adotar medidas, com poderes para praticar, aplicar e recibos e declarações, endossar cheques, bem como praticar todos os atos correlatos;
  • representar as empresas s da procuração perante qualquer órgão governamental brasileiro, quando necessário para efetivar a venda das ações e direitos dados em garantia;
  • praticar todos os atos necessários para receber valores exigíveis;
  • representar as empresas perante quaisquer terceiros, incluindo qualquer instituição financeira, incluindo a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (B3), Comissão de Valores Mobiliários, a Receita Federal do Brasil, o Banco Central do Brasil, instituições financeiras, Juntas Comerciais e outros;
  • exercer quaisquer direitos sob quaisquer documentos ou contratos referentes às ações que foram dadas como garantia.

Veja:

Vínculo negocial e jurídico até 2035

Ronaldo detinha, até o primeiro semestre do ano ado, 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. Conforme o contrato, ele vendeu esse percentual para a BPW Sports Participações Ltda., que é istrada pelos filhos do empresário Pedro Lourenço, o Pedrinho, dono da rede Supermercados BH.

A previsão é que a quitação da venda, no valor de R$ 600 milhões, ocorra só em 2035. Essa cifra foi dividida em 11 parcelas anuais, com início em 1º de julho deste ano. Reportagem publicada pelo Metrópoles em 8 de janeiro revelou que Ronaldo aparece, no contrato, na condição de “credor fiduciário”, ou seja, as ações do clube foram dadas como garantia de pagamento, em caso de inadimplência.

Essa informação é corroborada agora pelo teor da procuração, à qual a reportagem teve o. Conforme o teor do documento, os poderes da procuração são cumulativos ao que já está estabelecido nos termos do contrato. De certa forma, essa condição estabelece um vínculo negocial e jurídico do ex-jogador com o clube, pelo menos, até o final da próxima década.

Até lá, conforme o previsto, as ações permanecem como garantia de pagamento, transferindo a ele “todos os direitos e ativos relacionados”, incluindo rendimentos, dividendos e lucros, além de novas ações emitidas em caso de aumento de capital.

Resposta de Ronaldo

O Metrópoles buscou uma resposta sobre o caso junto à assessoria de Ronaldo, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto. Em 13 de janeiro, quando questionado sobre as relações comerciais e de assessoramento de jogadores da ativa, ele alegou que está ciente das “limitações e responsabilidades” que enfrentaria como presidente da CBF.

“No momento oportuno, tratarei do assunto com a transparência necessária. Garanto que não haverá qualquer conflito de interesses”, expressou ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?