body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Câmara aprova PL que cria identidade para pessoas com deficiência

Proposta teve relatoria de Amom Mandel (Cidadania-AM), primeiro parlamentar no Congresso a tornar público o diagnóstico do autismo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26/2), o Projeto de Lei (PL) nº 3.648/2004, que cria Carteira Nacional de Identificação para pessoas com deficiência. Na prática, a proposta permite incluir na identidade o diagnóstico de qualquer deficiência.

O texto foi aprovado de forma simbólica, ou seja, não houve registro nominal de votos. Agora, a proposta segue para a análise do Senado Federal.

O projeto estabelece a dispensa da apresentação de outros documentos para comprovar a deficiência além da identidade. A carteira será válida em todo o território nacional.


Como será a carteira

  • A Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Deficiência (CNIPCD) deverá ser disponibilizada de forma gratuita a pessoas com deficiência.
  • Pessoas que quiserem fazer alteração na carteira já existente também devem ter o direito a alterar de forma gratuita.
  • O documento terá validade de cinco anos e será vinculado ao Cadastro de Pessoas Físicas (F).
  • A menção da deficiência só poderá ser incluída na carteira mediante apresentação de documentos que comprovem a condição do solicitante e devem ser apresentados no momento da solicitação do documento.

A proposta é de autoria do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) e foi relatado pelo deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), o primeiro parlamentar a tornar público o diagnóstico de autismo no Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?