body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Cadê o chefe?”, diziam criminosos em invasão a fazenda de Eunício

Caso segue sob investigação da Polícia Civil. Criminosos armados e disfarçados de agentes da PF invadiram fazenda do parlamentar, em Goiás

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
eunicio oliveira
1 de 1 eunicio oliveira - Foto: Pedro França/Agência Senado

Os criminosos que invadiram a fazenda Santa Mônica do deputado federal Eunício Oliveira (MDB) diziam “cadê o chefe” em uma possível referência ao parlamentar. O episódio ocorreu na fazenda de Eunício, entre os municípios de Corumbá de Goiás (GO) e Alexânia (GO), no mês ado.

O relato consta em depoimentos de funcionários do parlamentar que estavam no local no momento em que os criminosos – uniformizados como agentes da Polícia Federal (PF) e utilizando carros blindados e caracterizados com símbolos da corporação – invadiram a fazenda. Todos os seguranças de plantão na entrada do local foram rendidos.


Entenda

  • Fazenda do deputado do Ceará foi invadida, no Entorno do Distrito Federal, no mês ado.
  • Criminosos perguntavam por “chefe” durante ataque à fazenda de Eunício.
  • Polícia investiga o caso.

Os suspeitos entraram na casa principal da fazenda, onde Eunício costuma ficar quando visita o local, mas não deixaram claro o que procuravam – ainda assim, queriam saber do “chefe”. Os funcionários acreditam que as perguntas podiam ser referentes a Eunício.

O fato chama a atenção dos investigadores porque nenhum item de valor foi levado da propriedade – apenas um cofre chegou a ser conferido pelos criminosos, conforme relato de um caseiro.

Ao todo, o inquérito conduzido pela Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) mapeia a participação efetiva de 10 pessoas, além de um possível núcleo que teria planejado a invasão à fazenda.

Conforme mostrou o Metrópoles, os veículos utilizados pelos criminosos foram alugados em Fortaleza (CE) e abandonados nas proximidades da fazenda. O caso é tratado sob absoluto sigilo, e não foram readas à reportagem informações sobre o resultado da perícia nos veículos ou sobre a identificação dos suspeitos.

Eunício não estava no local no momento da invasão, e sim em Brasília. O parlamentar soube do ocorrido após ser avisado por uma equipe de segurança, que o orientou a ar as câmeras da propriedade. O deputado já externou receio de voltar ao local após o episódio.

5 imagens
Deputado federal Eunício Oliveira
Eunício no Congresso Nacional
1 de 5

Deputado federal Eunício Oliveira

Marcos Brandão/Senado Federal
2 de 5

Deputado federal Eunício Oliveira

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 5

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 5

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 5

Eunício no Congresso Nacional

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Investigações

As investigações seguem sob responsabilidade da PCGO, e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) já cobrou agilidade na apuração. A polícia possui imagens do circuito de segurança, mas a identificação dos suspeitos é dificultada pelo fato de estarem todos encapuzados, armados e com coletes e distintivos da PF.

A hipótese de envolvimento de uma organização criminosa do Ceará não está descartada.

A fazenda-alvo da invasão pertence ao deputado, mas já foi palco de um imbróglio judicial. A Santa Mônica chegou a ser ocupada por famílias goianas e, em setembro de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou uma decisão da Justiça de Goiás, devolvendo a posse do imóvel a Eunício.

Além da Santa Mônica, a fazenda Cotia esteve envolvida na disputa. A briga entre Eunício e o proprietário original das duas terras, as quais o parlamentar tenta adquirir desde 2009, já levou à ocupação da área por cerca de 3 mil famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?