body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Brasil tem o menor número de jovens “nem-nem” dos últimos 12 anos

O estudo do Ministério do Trabalho e Emprego mostrou uma redução recorde na geração “nem-nem”, que nem estuda e nem trabalha

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geração nem nem: Jovem muda sua r
1 de 1 Geração nem nem: Jovem muda sua r - Foto: null

Estudo divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou um crescimento no número de pessoas de 14 a 24 anos ocupadas no Brasil no último trimestre de 2024. O levantamento também mostrou que a parcela de jovens que não estuda nem trabalha, identificada como geração “nem-nem”, registrou, no segundo semestre de 2024, o menor nível dos últimos 12 anos.

Esses dados foram apresentados nessa terça-feira (29/4) pela subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner, no evento Empregabilidade Jovem Brasil, promovido pelo CIEE, em São Paulo.

De acordo com o levantamento, no último trimestre de 2024, foram registrados 14,5 milhões de jovens ocupados no Brasil. O número superou os 14,2 milhões observados no mesmo recorte de 2019, antes da pandemia.

A taxa de desemprego entre esses jovens caiu de 25,2% para 14,3%. A informalidade também caiu, ando de 48% para 44%. Dos jovens ocupados no final de 2024, 53% possuíam vínculo formal de trabalho, com carteira assinada, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Uma observação da pesquisa é que, apesar do avanço representado pela redução dos jovens que pertencem à geração nem-nem, as mulheres ainda são maioria nessa condição. No último trimestre de 2012, havia 2,1 milhões de meninos e 4,2 milhões de meninas nessa situação. Em 2024, no mesmo período, caiu para 1,9 milhão e 3,3 milhões, respectivamente.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?