Aparecida sobe mais de 20 posições em ranking de saneamento básico
Segundo levantamento, Aparecida está entre as maiores cidades que deixaram as piores posições do ranking de saneamento na última década
atualizado
Compartilhar notícia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, evoluiu no serviço de saneamento básico nos últimos anos. A cidade deixou a 77ª colocação, em 2017, para ocupar a 52ª, em 2022. Os dados são da 15ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil e GO Associados nessa segunda-feira (20/3), e consideram os 100 maiores municípios do país, tendo em vista a estimativa populacional de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, Aparecida está entre as maiores cidades brasileiras que deixaram as piores posições do ranking de saneamento na última década. Entre 0 a 10, Aparecida está com nota 7,22.
Com significativas melhoras, Aparecida tem 79,19% das residências com água potável e 58,69% do esgoto tratado, alcançando notas 8 e 6,5, respectivamente. Em 2008, apenas 18% da população era beneficiada. O ranking revela também que Aparecida é um dos 20 municípios que mais investiram, em termo de suas arrecadações, em saneamento básico.
Em meados da última década, a Prefeitura de Aparecida autorizou a Saneago subdelegar a exploração do serviço de saneamento de esgoto para a BRK Ambiental e manter com a estatal goiana somente o serviço de água.
Investimentos
Na última terça-feira (14/3), o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, assinou anuência do município ao contrato da Caixa Econômica Federal e da BRK Ambiental, no valor de de R$ 528 milhões, para financiamento das obras de esgotamento sanitário em 120 bairros. O recurso é oriundo do Programa Saneamento para Todos por meio do Ministério das Cidades. O valor representa a segunda etapa do projeto de universalização do serviço.
“Nosso objetivo é de que todos os bairros habitados da cidade tenham cobertura do saneamento básico. É um benefício importante, que contribui significativamente para a qualidade de vida das pessoas”, afirma Vilmar.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia