body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Advogado de Jair Bolsonaro se reúne com ministro Zanin no STF

Celso Vilardi tem reunião no STF com o presidente da Primeira Turma, às 16h. O encontro ocorre diante de análise de impedimento de Zanin

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kebec Nogueira/Metrópoles
Celso Vilardi, advogado de Jair Bolsonaro, chega ao STF para reunião com ministro Alexandre de Moraes Metrópoles
1 de 1 Celso Vilardi, advogado de Jair Bolsonaro, chega ao STF para reunião com ministro Alexandre de Moraes Metrópoles - Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga possível afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas, acusadas de tentativa de golpe de Estado, o advogado do ex-presidente marcou reunião com Zanin.

Celso Villardi tem encontro marcado com o presidente da Primeira Turma, onde a denúncia da Procuradoria-Geral da Rpública (PGR) contra Bolsonaro começará a ser julgada em 25 de março. Cristiano Zanin recebe Vilardi às 16h, no STF.

Em seguida, Zanin tem reunião com outro advogado: Andrew Fernandes, que represnta o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que integra o “Núcleo 1” da denúncia da PGR, junto com Bolsonaro mais seis aliados.

A sessão virtual extraordinária para analisar a ação e impedimento contra o anfitrião das reuniões com advogados começa às 11h e se estenderá até as 23h59 de quinta-feira (20/3).

Além do afastamento dos magistrados, o tribunal decidirá se a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será analisada pelo Plenário ou se seguirá com a Primeira Turma, esse a pedido de Braga Netto.


Plenário virtual

  • Os ministros apenas depositarão os votos no sistema do STF, sem debate entre eles. Se houver pedido de vista, o processo de impedimento dos magistrados será suspenso.
  • Caso ocorra pedido de destaque, o julgamento da solicitação de impedimento será transferido para o plenário físico.
  • Os recursos em análise foram apresentados pelas defesas de Bolsonaro e dos generais Braga Netto e Mário Fernandes. Anteriormente, os pedidos haviam sido rejeitados pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, mas agora serão submetidos ao plenário virtual.
  • Os 11 ministros decidirão sobre os pedidos das defesas.

Julgamento

A defesa argumenta que Zanin e Dino devem ser impedidos de participar do julgamento por terem sido indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

A primeira fase do julgamento da denúncia da PGR ocorrerá em 25 e 26 de março, quando a Primeira Turma decidirá se Jair Bolsonaro e outros sete aliados se tornarão réus por tentativa de golpe de Estado.

Os 34 denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, são acusados pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?