body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que Lula terá de fazer para tentar vencer as próximas eleições

Não será fácil, mas tampouco é impossível

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula fazendo o sinal de coração -- Metrópoles
1 de 1 Lula fazendo o sinal de coração -- Metrópoles - Foto: Reprodução

Lula tem dois problemas para resolver, ou melhor três, se quiser de fato se reeleger – e garanto que ele quer, e muito. E que será candidato para ganhar ou perder, salvo se lhe faltar saúde.

Calam-se as vozes no entorno de Lula que itiam que ele poderia não ser candidato em 2026. A esquerda não dispõe de outro nome à altura. E Lula não abrirá espaço para outro nome.

A próxima será a última eleição da vida de Lula. Terá 85 anos ao fim do seu eventual quarto mandato. Terá governado o Brasil por 16 anos, só menos do que Dom Pedro II e Getúlio Vargas.

Dom Pedro governou 49 anos como imperador e Getúlio, 18 anos, dos quais 15 como ditador e apenas três como presidente eleito pelo voto, matando-se com um tiro para não ser derrubado.

Todo líder popular está sujeito a vencer e perder. É do jogo democrático e não envergonha ninguém. Lula perdeu três vezes antes de vencer em 2002, 2006 e 2022.

Somente ele fez seu sucessor, Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do país, e ajudou-a a se reeleger. Não a salvou do impeachment, mas Lula ainda não operava milagres.

A não ser que se considere milagre, uma vez condenado e preso durante 580 dias, ele se eleger pela terceira vez, derrotando um presidente, Bolsonaro, candidato à reeleição.

Como dizem por aí, se Bolsonaro, enquanto durou a pandemia da Covid-19, não tivesse aberto a boca para falar tantas bobagens e absurdos, teria certamente sido reeleito. Não foi por pouco.

Não basta ter o governo nas mãos para assegurar a vitória, Bolsonaro é uma prova. Mas essa é uma grande vantagem. A vantagem de nada adiantará se não for usada com sabedoria

O primeiro dos três problemas que Lula tem para resolver é o do preço dos alimentos que subiu muito. Em dezembro, em São Paulo,  a cesta básica consumia 64% do salário-mínimo líquido.

O segundo problema é o da segurança pública, da insegurança. Está na Constituição que cabe aos governos estaduais cuidarem da segurança pública, mas sempre acaba sobrando para o federal.

O terceiro problema: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, com sua política de América acima de tudo. Trump anunciou que vai taxar a importação de produtos do Brasil.

Entre o anúncio, e a chegada na vida dos brasileiros dos seus efeitos, se arão pelo menos seis meses. O Brasil retaliará, é claro. Mas uma guerra comercial não nos interessa.

Há um quarto: Lula terá de recuperar sua capacidade de infundir esperança nos brasileiros. Ele já soube fazer isso. Sem sonhos, as pessoas votam na mudança e não na manutenção.

 

Todas as colunas do Blog do Noblat

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?